quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Ansião promove o II Congresso Bolota de Sicó


De 10 a 15 de novembro, o Município de Ansião vai levar a cabo várias atividades no âmbito do II Congresso Bolota de Sicó, como forma de dar continuidade à valorização da bolota e do carvalho-cerquinho. 

O Dia Mundial da Bolota, 10 de novembro, dará o arranque para a segunda edição desta iniciativa cujo principal objetivo é consciencializar a população para a importância da preservação da floresta autóctone em Portugal, constituída primordialmente por carvalhos. 

Ansião, no coração do Maciço de Sicó, integra o Parque Intermunicipal Algarinho-Gramatinha-Ariques, conhecida como a maior mancha de carvalho-cerquinho (quercus faginea) da Europa, que preserva a biodiversidade do território na sua forma natural e ainda original. 

A bolota vai ser o tema do programa que pretende dar a conhecer todas as suas potencialidades, não apenas gastronómicas, mas também para o desenvolvimento do território, e alertar para a necessidade de proteger e recuperar a natureza, contribuindo para o fomento de uma atitude cívica e ambiental face ao património natural concelhio. 

O Dia Mundial da Bolota será assinalado com ações de sensibilização nas escolas e nas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. 

Através dos canais digitais do município, será, no dia 11, divulgado um workshop alusivo à sementeira de bolotas, dinamizado pela Associação Florestal de Ansião; no dia 12, reposta a reportagem “Bolota: o passado no presente”, realizada pela Ansião TV no âmbito do congresso realizado em 2019; e, no dia 14, uma oficina de culinária à base de bolota, por Lurdes Simões, da Pastelaria Nabão. 

No dia 13, será transmitido em direto pelo Facebook do município, o Colóquio “Dinamização territorial da região de Sicó através da fileira da bolota”, com a participação de António José Domingues, Presidente da Câmara Municipal de Ansião; João Paulo Forte, da Montante Consultoria; Pedro Bingre do Amaral, do Instituto Politécnico de Coimbra; Ana Fonseca, da Confraria da Bolota; e José Luís Araújo, da VIPA 1051. 

Encerrará o programa a caminhada “À Procura da Bolota”, a partir de Vale Florido, na Freguesia de Alvorge, com participação gratuita mas sujeita a inscrição prévia. 

O II Congresso Bolota de Sicó lançará um novo produto, as lesmas de bolota, que passarão a estar disponíveis no Posto de Turismo de Ansião e no Complexo Monumental de Santiago da Guarda. 

Informações mais detalhadas sobre a iniciativa poderão ser obtidas junto da Câmara Municipal, através dos contactos disponíveis e dos seus meios digitais de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário