terça-feira, 8 de setembro de 2020

VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO “O RETRATO NAS COLEÇÕES”


Museu de Aveiro / Santa Joana 
Museu de Aveiro / Santa Joana | Câmara Municipal de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro está a organizar visitas guiadas à exposição que está patente no Museu de Aveiro / Santa Joana. Trata-se da mostra “O Retrato nas coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana” que apresenta uma seleção de gravuras e óleos sobre tela do vasto conjunto de retratos, que o Museu de Aveiro tem à sua guarda.
A exposição pode, então, ser acompanhada de visita guiada gratuita, mediante marcação prévia, às terças e quintas-feiras, às 11h00 e às 15h00, em grupos limitados a seis pessoas. As marcações poderão ser efetuadas pelo telefone 234 423 297 ou por e-mail para mavsj@cm-aveiro.pt.

Expostas obras em reserva
Em Portugal a arte do retrato em pintura de cavalete não teve a expressão que, por exemplo no norte da Europa, viria a ganhar. Em Portugal as encomendas recaiam sobretudo em imagens sagradas e não tanto na representação de personagens, excetuando-se as figuras reais, os grandes da Igreja e, pontualmente, os membros da nobreza. Paralelamente, os retratos das elites europeias eram disponibilizados através de gravuras, algumas do século XVII, com origem na Flandres, e de grande qualidade, como as que agora se apresentam.
Destes retratos aos de alguns aveirenses ilustres, e já entre os séculos XIX e XX, o Museu de Aveiro / Santa Joana expõe, até 27 de setembro, um conjunto de obras que normalmente se encontram em reserva, longe do olhar do visitante. É assim uma oportunidade rara de conhecer este acervo.

HAPPY HOUR DEDICADA AO TEMA
MUSEUS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

A Câmara Municipal de Aveiro irá dinamizar mais uma sessão da iniciativa “Happy Hour”. Com o tema “Museus, Educação e Diversidade”, a atividade terá lugar no dia 10 de setembro, pelas 18h00, através de web conferência (nas páginas de Facebook do Município) e contará com a participação de Maria Vlachou, consultora em Gestão e Comunicação Cultural.
Na sessão serão abordados os Museus, os Serviços Educativos e ainda os desafios que se colocam na organização de eventos presenciais no contexto onde se encontram.

Maria Vlachou:
Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Diretora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participa, atualmente, no projeto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”.
Foi Diretora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian.


Nenhum comentário:

Postar um comentário