sábado, 13 de março de 2021

Carregal do Sal | REQUALIFICAÇÃO E MUSEALIZAÇÃO DA CASA DO PASSAL APROVADA CANDIDATURA


Foi finalmente aprovada a candidatura da Câmara Municipal de Carregal do Sal do Projeto de Requalificação e Musealização da Casa do Passal.

Depois de um longo e moroso processo que numa primeira fase abrangia apenas a requalificação do imóvel, o Município de Carregal do Sal aceitou o repto da necessidade de se integrar, já nesta fase, o processo de musealização. Este facto, surgido abruptamente há cerca de dois anos, traduziu-se numa árdua tarefa de adaptação/expansão da abrangência da candidatura que foi instruída em 28 de junho de 2019.

De lá até ao presente, vicissitudes de vária ordem e a limitação dos serviços decorrentes da pandemia arrastaram no tempo todo este processo e trouxeram dúvidas e críticas infundadas e injustas para quem com verdadeiro empenho e imenso trabalho, de forma abnegada, ia respondendo e pressionando a rápida resolução do processo. Paralelamente, outros aspetos no âmbito do projeto foram sendo trabalhados e avançados, de que é verdadeiro exemplo, consumado, a assinatura do protocolo que garante a gestão e funcionamento da Casa do Passal, assinado em 17 de dezembro de 2020, com a presença da Senhora Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Trata-se, pois, de uma grande vitória deste executivo municipal, para o concelho e para a região. O projeto prevê um investimento total de 1 232 247, 56 €, com uma comparticipação FEDER de 85% de 1 047 410, 42 €. De realçar que a comparticipação nacional, cerca de 15%, já há muito foi garantida pela Câmara Municipal de Carregal do Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário