domingo, 20 de junho de 2021

Gales perde, mas garante passagem aos oitavos

A Suíça venceu a Turquia e conseguiu acabar o grupo com 4 pontos, mas fica atrás de Gales em diferença de golos marcados e sofridos, ficando em boa posição para passar com um dos melhores 3º classificados.

O País de Gales perdeu este domingo o seu terceiro jogo no Euro 2020, contra Itália, mas conseguiu alcançar o objetivo de passar aos oitavos de final.

Num jogo disputado no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, os italianos, já apurados, apresentaram uma equipa renovada, com oito jogadores diferentes no onze inicial, em comparação com o jogo anterior.

Apesar das alterações, os italianos dominaram a partida, marcando o seu golo aos 39 minutos. A tarefa dos galeses ficou mais complicada na segunda parte com a expulsão de Ethan Ampadu.

No outro jogo do Grupo A a Suíça venceu de forma categórica a Turquia. O desafio foi muito disputado e a Turquia teve boas oportunidades para marcar mais golos, mas os suíços foram mais eficazes, com Seferovic a estrear-se a marcar em fases finais de Euros e Shaqiri a fazer outros dois golos. O golo da Turquia foi marcado aos 62’ por Kahveci.

Com as contas fechadas, a Itália passa facilmente em primeiro lugar, com três vitorias em três jogos, nove pontos, e o País de Gales é apurado em segundo lugar, com 4 pontos e um saldo positivo de 1 golo na diferença entre marcados e sofridos. A Suíça acabou o grupo com os mesmos 4 pontos e com mais golos marcados, 4, mas o facto de ter sofrido 5 significa que acaba o grupo com uma média negativa de 1 golo.

Os suíços terão de esperar agora pelos restantes jogos para saber se conseguiram ser um dos quatro melhores terceiros lugares.

A Turquia, apenas com derrotas, volta para casa.

A vitória da Suíça pode ser uma má notícia para Portugal, caso não pontue contra a França, na quarta-feira. Se ficar em terceiro lugar com três pontos – presumindo que a Hungria não vence a Alemanha – Portugal precisa que haja pelo menos dois grupos em que o terceiro lugar não chega aos três pontos, ou que pelo menos os terceiros classificados com três pontos tenham pior diferença de golos. Um empate no Suíça – Turquia teria deixado a Suíça em terceiro lugar apenas com dois pontos, o que poderia ser benéfico para as contas lusas.

Filipe d´ Avillez / RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário