domingo, 12 de dezembro de 2021

RIBAU ESTEVES ABRIU O CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES EM AVEIRO

 

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Ribau Esteves, abriu esta tarde, 11 de dezembro, o XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que acontece até amanhã no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

No seu discurso de abertura, Ribau Esteves destacou a honra do Município de Aveiro em receber o Congresso da ANMP, dando as boas vindas a todos e desejando um bom Congresso que fortaleça a ANMP. Fez referência à vida e ao contributo de António Almeida Henriques ao Poder Local e à ANMP como seu Vice-Presidente, referenciou os Presidentes do Conselho Diretivo da ANMP destacando Manuel Machado pelo seu trabalho nos últimos oito anos. Depois deu nota de várias das operações em curso pelo trabalho da Câmara Municipal de Aveiro, nomeadamente ao nível do Aveiro Tech City, da transição energética com a introdução do modo elétrico nos autocarros da Aveirobus, no Ferryboat e nos Moliceiros, e da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Com o fim do Programa de Ajustamento Municipal, Ribau Esteves agradeceu “aos Governos de Portugal liderados pelo Pedro Passos Coelho e por António Costa, assim como a todos os Presidentes de Câmara dos Municípios Portugueses pelo contributo importante que deram para o sucesso da recuperação financeira do Município de Aveiro, realizada com apenas quatro anos de intervenção do Fundo de Apoio Municipal, fundo este participado por todos os 308 Municípios Portugueses”, concluiu.

Do programa do Congresso, destaque ainda durante o dia de sábado para a apresentação pelo Presidente da Câmara Municipal de Alenquer sobre o tema “A Organização do Estado”. No domingo, para além da Sessão de Encerramento, agendada para as 16h00, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinha-se ainda o debate do tema do “Financiamento Local” apresentado pelo Presidente da CMA, às 11h00. A abrir os trabalhos do segundo dia, o Presidente da Assembleia Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, falará ao Congresso sobre o “Modelo de Desenvolvimento e Coesão”.

Depois da Cimeira Ibérica entre a ANMP e a FEMP – Federação Espanhola de Municípios e Províncias, realizada a 01 de março de 2019 em Aveiro, a realização do Congresso da ANMP em Aveiro, vem comprovar uma vez mais, um papel preponderante e liderante de Aveiro na defesa dos interesses dos Municípios e na procura de novas políticas e novas soluções de governação, numa altura em que a descentralização assume particular importância para o desenvolvimento do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário