domingo, 12 de dezembro de 2021

Fórmula 1. Uma última volta de loucos e Max Verstappen é o campeão deste ano

Foi uma prova emocionante que manteve o campeão em aberto até ao fim. Nas últimas voltas, a grande incógnita era sobre a estratégia da Mercedes e de Lewis Hamilton sobre a troca de pneus por oposição à rival Red Bull e do piloto Max Verstappen. No final, a sorte esteve com o holandês que arrasta uma onda laranja.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) e o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) disputaram - até mesmo ao fim - quem seria o campeão mundial de Fórmula 1 de 2021, na última corrida da temporada, que decorreu em Abu Dhabi. Foi um final  de grande emoção, decidido na última volta, em que Max Verstappen se adiantou a Hamilton e cruzou a meta em primeiro lugar.

Lewis e Verstappen chegam à 22.ª prova empatados, com 369,5 pontos, sendo que Verstappen tinha vantagem confronto direto (nove vitórias, contra as oito de Hamilton). Partiu na frente para a corrida, depois de ter conquistado a ‘pole’, no sábado, e chegou na frente quando cortou a reta na última volta à pista.

Para Max Verstappen estava em jogo o primeiro triunfo da sua carreira, enquanto para Lewis Hamilton se tratava de arrebatar um inédito oitavo título mundial de pilotos, deixando para trás os sete conquistados pelo alemão Michael Schumacher.

O piloto da Red Bull venceu sua 10ª corrida nesta temporada e terminou o Mundial à frente do heptacampeão mundial Hamilton. O título dos construtores ficou com a Mercedes e o terceiro lugar no pódio neste domingo no circuito de Yas Marino foi ocupado pelo espanhol da Ferrari, Carlos Sainz.

A corrida e o Mundial foram decididos com o suspense a manter-se até ao final, numa prova a que os dois rivais chegaram empatados. Nestas condições, a equação era simples: o piloto que obtivesse uma melhor posição na última prova conquistaria o título.

O favoritismo esteve até ao fim com Lewis Hamilton, que saiu melhor na prova e liderou a maior parte da corrida. Mas um 'safety car' quando faltavam cinco voltas para o fim mudou o destino: Verstappen trocou os pneus, Hamilton não. Ao retomar a corrida, o holandês ultrapassou o adversário na última volta.

A AlphaTauri do japonês Yuki Tsunoda e o francês Pierre Gasly completaram o Top 5.

Também pontuaram o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), o britânico Lando Norris (McLaren), o espanhol Fernando Alonso (Alpino), o francês Esteban Ocon (Alpino) e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

O finlandês Kimi Räikkönen (Alfa Romeo) disse adeus à F1 saindo no meio da prova devido a um problema mecânico.  Aos 42 anos, aposentou-se das pistas após 19 temporadas na elite e um título mundial com a Ferrari em 2007.

Madremedia

Imagem: SAPO 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário