sexta-feira, 1 de julho de 2022

Eco-Escolas, o Agrupamento de Escolas de Ansião

O Município de Ansião desafiou as escolas do concelho a participar em iniciativas lançadas pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, e integradas na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

Assim, no âmbito dos programas Eco-Escolas, o Agrupamento de Escolas de Ansião e a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó abraçaram o desafio “Muros com Vida”, subordinado à temática “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, que consistiu na realização de pinturas ao ar livre nos muros dos recintos escolares.

Este projeto tinha como objetivos, de entre outros, incentivar à preservação e valorização do espaço público; sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas; melhorar o aspeto estético do recinto escolar e/ou do espaço público; e trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens para exteriorização de preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade.

O Agrupamento de Escolas de Ansião aderiu ainda ao projeto “O Mar Começa Aqui”, concretizado através de uma pintura em torno de uma sarjeta com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o facto de as águas pluviais serem um condutor de resíduos nocivos para o oceano.

Os objetivos do projeto eram compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

O município disponibilizou tintas de exterior ecológicas, inofensivas para o ambiente,

para a concretização destes projetos de educação ambiental que visam a sensibilização para a preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água.

Terminados os trabalhos, o Município de Ansião felicita os participantes pelas mensagens subjacentes às pinturas realizadas e pela mobilização de alunos e professores nestas atividades que fundiram a arte com a educação para a cidadania e a sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário