sexta-feira, 1 de julho de 2022

Marinha Grande | PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA EM CONSULTA PÚBLICA


O Município da Marinha Grande informa que se encontra em consulta pública o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios da Marinha Grande, de 1 a 22 de julho.

Os interessados poderão apresentar as suas observações, sugestões ou pedidos de esclarecimentos, mediante o formulário próprio disponível no sítio institucional da internet do Município, em www.cm-mgrande.pt, remetido ao Presidente da Câmara Municipal, por via postal, para o endereço: Praça Guilherme Stephens, 2430-522 Marinha Grande, ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-mgrande.pt.

O Plano está disponível para consulta no endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/pmdfci2022 e no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, todos os dias úteis, no horário normal de atendimento ao público (das 09h00 até às 12h30 e das 14h00 às 17h30).

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta pretende com o presente documento determinar objetivos para o próximo período de 10 anos, compreendido entre 2022 e 2031.

Pretende-se, deste modo, efetuar uma análise das especificidades do território ao nível local, nomeadamente das variáveis climáticas, geográficas, do ordenamento do território, da coesão territorial, da caracterização da população, etc., que permitirá uma avaliação mais pormenorizada e a definição das medidas mais eficazes para diminuir a probabilidade de ocorrência de incêndios florestais, bem como identificar os elementos mais vulneráveis e determinar medidas de proteção e reação aquando da ocorrência de incêndios florestais.

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios divide-se em dois cadernos, sendo
que o Caderno I caracteriza e analisa os diferentes parâmetros do concelho que poderão influenciar de forma relevante a ocorrência de incêndios florestais e determina o comportamento típico do fogo, quando ocorre um incêndio florestal.

O Caderno II – Plano de Ação tem por base a analise a caracterização do concelho e determinar todas as ações que serão implementadas no concelho da Marinha Grande, no âmbito da defesa da floresta, no decorrer do período de 2022 a 2031.

Nenhum comentário:

Postar um comentário