Estão abertas as candidaturas ao Pedido Único (PU), ou seja, os pedidos de apoio destinados aos agricultores, através de apoios diretos e de apoios associados para diferentes modalidades. As candidaturas podem ser feitas através da Acripinhal até 31 de maio de 2023.
No que diz respeito aos pagamentos diretos, estes são concedidos sob a forma de apoio ao rendimento base para todos os agricultores, individuais ou coletivos, que detenham atividade, e candidatem pelo menos meio hectare. Neste aviso estão disponíveis apoios associados para produtores de animais leiteiros e ruminantes e de superfície para culturas que se defrontam com dificuldades especialmente importantes por motivos de natureza económica, social ou ambiental.
Existem ainda apoios para a manutenção de atividade agrícola em zonas desfavorecidas, em que podem beneficiar deste apoio os agricultores ativos cujas explorações tenham dimensão igual ou superior a 1 hectare de superfície agrícola.
Estes apoios destinam-se também a eco regimes, que inclui os modos de produção sustentável, com destaque para a agricultura biológica, assumem um papel importante na transição ecológica do sistema agroalimentar da União Europeia; apoios para a florestação de terras agrícolas e não agrícolas, apoios para a manutenção de espécies autóctones; preservação do mosaico florestal para garantir a descontinuidade de zonas de florestas, prevenindo a propagação de incêndios florestais e a degradação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade; uso eficiente de água, que pretende racionalizar o consumo da água de rega, assim como melhorar a sua qualidade através de uma gestão mais racional dos fertilizantes; culturas permanentes e paisagem tradicional, nomeadamente o incentivo ao olival tradicional; e conservação do solo que inclui a sementeira direta, o enrelvamento e as pastagens bio diversas.
Para mais esclarecimentos e apoio ao preenchimento das candidaturas, a Acripinhal está disponível através do contato de telefone 274 603 077, bem como o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município de Proença-a-Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário