quinta-feira, 13 de junho de 2024

Marinha Grande | BIBLIOTECA APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE PRÉMIO CAMÕES

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande tem patente a exposição “Prémio Camões”, até ao dia 30 de junho, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
No ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a DGLAB organizou esta exposição dedicada a todos os vencedores do Prémio Camões e às suas obras mais emblemáticas. É constituída por 38 cartazes, com design gráfico de Luís Mendonça, doutorado em ilustração e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, conhecido enquanto ilustrador por Gémeo Luís. 
A exposição foi concebida inicialmente para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorreu em julho de 2022, e na qual Portugal foi o país convidado de honra.
O Prémio Camões é o maior prémio literário, instituído pelo Governo de Portugal e do Brasil, em 1988, que premeia anualmente um escritor, como reconhecimento do seu contributo para a projeção da literatura em língua portuguesa no mundo.

Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524/1525 e morreu a 10 de junho de 1580. A sua vida pessoal é pouco conhecida e documentada, mas a sua obra poética transformou-o num dos maiores vultos da expressão literária do seu tempo e do mundo da lusofonia. 

Esta exposição pode ser vista na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, de 2.ª a 6.ª, das 09h00 às 18h00 e ao sábado, das 14h30 às 18h00. A entrada é livre e gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário