segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Município de Alvaiázere Apresenta Apoios Socioeducativos para o Ano Letivo 2024/2025

 O Município de Alvaiázere apresenta um conjunto abrangente de apoios socioeducativos para o ano letivo 2024/2025, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e o sucesso escolar dos alunos do concelho. Esta iniciativa reflete o compromisso da Câmara Municipal de Alvaiázere em garantir condições equitativas de acesso à educação e apoio às famílias.

A Câmara Municipal de Alvaiázere, em conformidade com os princípios estabelecidos na Constituição da República Portuguesa e na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, reforça o direito à educação, assegurando a igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar. O executivo municipal sublinha a importância da conclusão da escolaridade obrigatória como um pilar essencial para a integração na vida ativa e para a promoção da inclusão social.
Para o ano letivo 2024/2025, o Município implementa diversas medidas de apoio:
  • Em conformidade com a Lei n.º 2/2022, é garantida a gratuitidade da frequência de creche para todas as crianças abrangidas pelo sistema de cooperação e amas do Instituto da Segurança Social.
  • As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) são gratuitas durante o período letivo do Ensino Pré-Escolar, assegurando o acompanhamento das crianças durante o almoço e no prolongamento de horário até às 19h00.
  • As refeições escolares, fornecidas aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, garantem qualidade e equilíbrio nutricional, com a disponibilização de lanches escolares nos períodos da manhã e da tarde. Além de oferecer estas refeições, o Município de Alvaiázere garante, igualmente, um reforço alimentar para as crianças que permaneçam na escola até mais tarde.
  • Para o 1º Ciclo, o Município promove gratuitamente as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e a Componente de Apoio à Família (CAF), proporcionando atividades educativas e recreativas que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos e como medida de “Escola a Tempo Inteiro”.
  • O Município atribui a todos os alunos, desde o 1.º ciclo ao 12.º ano de escolaridade, o reembolso do valor despendido pelos encarregados de educação na aquisição de cadernos de atividades no comércio local, assim como dá acesso gratuito à Escola Virtual, permitindo um apoio suplementar ao estudo. Além disso, os alunos carenciados recebem subsídios para a aquisição de material escolar.
  • O transporte escolar é assegurado, para todos os alunos que frequentam as escolas do concelho, sendo este gratuito.
  • Como reconhecimento de mérito académico, o Município premeia os alunos do 1.º ao 12.º ano, distinguidos em Quadro de Mérito, assim como os alunos do Ensino Superior que concluam o ano letivo com uma média igual ou superior a 16,5 valores.
  • Ainda referente ao Ensino Superior, o Município atribui bolsas de estudo, que permitem apoiar as despesas associadas aos estudos, contribuindo para o sucesso académico e eliminando barreiras ao longo do percurso dos alunos.
O Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, sublinha o compromisso do executivo em apoiar as famílias do concelho, facilitando a compatibilização das responsabilidades profissionais com a vida escolar dos alunos e promovendo uma educação inclusiva e de qualidade. “O Município de Alvaiázere tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sua comunidade, implementando políticas e iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos. Com um investimento de mais de 700 mil euros em apoios sócio educativos, pretendemos continuar a dar o maior apoio em educação da região!”

*Gabinete de Apoio à Presidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário