Nas comemorações do seu trigésimo aniversário, a RUC organiza um Ciclo de Debates em cinco sessões. Em cinco espaços diferentes, debatemos cinco temas que dizem respeito à cidade e ao país. A conversa inaugural acontece no próximo sábado, dia 12 de Março, às 21h30, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. A pergunta "Onde está a Rádio em Portugal?" será respondida por Graça Franco, diretora de informação da Rádio Renascença; Olga Cardoso, radialista e autora de programas de televisão como “A Amiga Olga”; e Nuno Reis, diretor da Antena 3. A moderação está a cargo de Mariana Oliveira (RUC).
19 de Março, às 21h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo, o desafio é perceber "Onde está o Ensino Superior em Portugal?". No dia 26 de Março, no Pavilhão Centro de Portugal, às 21h30, queremos saber "Onde está o Poder Local?". A 2 de Abril, no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, às 18h, refletimos sobre "Onde está a Ciência em Portugal?". A 9 de Abril, na Casa da Escrita, às 18h30, encerramos o ciclo com a questão “Onde estão os Livros em Portugal?”.
A entrada é gratuita e todos os debates têm transmissão em direto na RUC.
Notas Biográficas:
Nuno Reis assumiu, em 2015, a direção da Antena 3. Desde então, tem procurado levar para uma das estações da rádio pública uma nova imagem e uma nova forma de fazer rádio. No próximo sábado, 12 de Março, a partir das 21:30h no Conservatório de Música de Coimbra, queremos também ouvir a voz do serviço público.
Graça Franco é, atualmente, diretora da Rádio Renascença. Licenciada em Economia, está no jornalismo desde os inícios dos anos 80 e passou por vários órgãos de comunicação social (Diário de Notícias O Independente, Público, entre outros). A RUC convida Graça Franco para debater a rádio em Portugal – procurando convocar a visão de alguém que está aos comandos de uma das emissoras mais emblemáticas do país.
Em 1949, Olga Cardoso estreava a voz na ORSEC/Oficinas de Rádio, Som, Eletricidade e Cinema, mas foi em 1964 que se iniciou na Rádio Renascença, onde viria a marcar gerações. Com António Sala protagonizou "Despertar", um dos grandes programas da história da rádio nacional. Passou ainda pela TVI, com o programa A Amiga Olga.