quarta-feira, 9 de março de 2016

NOVAS LENTES DE CONTACTO PERMITEM TRAVAR AUMENTO DA MIOPIA


 


bizilagun / FLickr
Cientistas espanhóis criaram uma lente de contacto inovadora que além de permitir ver com precisão, também pode travar a progressão da miopia.
É isto que assegura o investigador Jaume Pauné, um dos elementos da Faculdade de Óptica e Optometria de Terrassa (FOOT), da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), que esteve envolvido nesta descoberta.
Em declarações ao jornal espanhol El Mundo, Pauné explica que as lentes de contacto convencionais “são o pior sistema para corrigir a miopia”, porque lidam apenas com a visão central do olho e não com a visão lateral, o que provoca um agravamento do problema.
A nova lente inventada por estes investigadores é “radicalmente diferente das convencionais”, garante Pauné, explicando que as que dominam o mercado actualmente, “tentam corrigir a miopia modificando o centro da retina”, enquanto as inovadoras “modificam a imagem no centro e também nas laterais, isto é, em toda a extensão da retina”.
Estas lentes “revolucionárias” já estão disponíveis para venda, depois de terem sido alvo de estudos clínicos em diversas instituições espanholas, nomeadamente associadas à UPC, mas também na Universidade do Minho, em Braga.
Foram também usadas com sucesso por um grupo de pacientes durante dois anos, a título experimental, verificando-se que “o efeito de travão é de até 43% na progressão da miopia”, nota o investigador.
Além disso, “é um sistema económico e simples” de colocar, frisa Pauné.
O jornal nota que implicam um custo anual de 400 euros, tratando-se de lentes personalizadas que devem ser substituídas de três em três meses.
“Não existe nenhuma outra lente de contacto progressiva comercializada no mundo com esta efectividade e, por este motivo, creio que terá um grande impacto imediato, sobretudo entre a população mais jovem”, sublinha Pauné, lembrando que a miopia, a partir das 5 dioptrias, está associada a um incremento de 20 a 50 vezes de se poder vir a sofrer de problemas graves de visão.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário