segunda-feira, 18 de julho de 2016

Angola. HIGINO CARNEIRO, UM CHARLATÃO POLÍTICO TÃO DEMAGOGO COMO OS OUTROS

Fernando Vumby, opinião

HIGINO TENTA  ENCANTAR A NAÇÃO COM ADIVINHAS?

Higino Carneiro tal os outros também veio com muito trungungo, fez tantas promessas  aos já cansados habitantes de Luanda que, como se não bastasse, com a sua ironia própria de charlatão convidou-nos a todos  para uma verdadeira e grande gargalhada nacional quando disse que  se necessário fosse  até  lutaria  contra os generais...

É como diz o ditado: "De boas intenções o inferno está cheio". E isto define muito bem os inúmeros charlatães e palhaços que temos aturado ao longo dos quase 40 anos, cada um com a sua promessa - havendo mesmo aqueles que prometem o céu e a terra ao mesmo tempo, ao estilo de Higino Carneiro.

Impressionou-me bastante  o histerismo e os exageros dos seus apaixonados de memórias curtas, pela forma como desfilavam à sua volta quando foi nomeado  e como  empanturravam o já barrigudo Higino Carneiro com uma série de elogios oportunistas não vindos do coração. Alegando que ele tinha todas as qualidades para ser diferente dos outros que estiveram como governadores de Luanda. Como estivessem cantando o hino da máfia internacional em coro, os sábios do reino da corrupção foram longe demais ao dizerem que o homem seria o exemplo de boa governação de Luanda, mesmo  quando já  nos tinha  antes mostrado claramente o seu verdadeiro rosto na altura em que tinha chefiado a famigerada comissão de inquérito que tinha investigado o caso dos homens da UNITA que tinham sido surrados e queimados por intolerância política por militantes do MPLA.

Higino Carneiro não tem projeto nenhum que possa salvar Luanda do lixo, não é diferente dos outros e não acredito que o mesmo consegue até  tirar o lixo da sua própria cabeça,  porque apesar da sua personalidade terrivelmente forte, tem um carácter perverso e um rosto incrivelmente descarado para mentir.

Ainda me  lembro como se fosse hoje  dos resultados do tal inquérito  que ele  nos quis vender publicamente sem conseguir convencer alguém,  apontando como causa daquela  surra dada aos homens da UNITA por militantes do MPLA, claramente por ordens superiores, como  consequência de briga entre bruxos e casos de feitiçaria local.

“Vou ter que lutar contra os generais” (Grande lata). “Vamos acabar com o lixo” (Grande lata). “As manifestações não moram nas ruas”, entre outras palavras registadas depois de saídas da boca de Higino Carneiro.

Como é que vão cobrar um imposto do lixo num país onde 83% da população é desempregada, e onde o  lixo nacional  mais tóxico e nojento  é o próprio governo?

Higino Carneiro fala à toa e tem muitas semelhanças com João Pinto, Luvualo e outros,  pela forma como abusam nos seus discursos carregados de promessas e sobretudo superficialmente muito comuns em gente corrupta, esquemática e que raramente não dá conta quando é que fariam melhor figura se ficassem calados.

Fórum Livre Opinião & Justiça - Fernando Vumby

Nenhum comentário:

Postar um comentário