segunda-feira, 18 de julho de 2016

Alunos de Albergaria-a-Velha partem em missão de empreendedorismo


Ana Pacheco, Ricardo Alves e Samuel Dias são alunos da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. Participaram no Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha com o protótipo de uma pulseira usada pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde, que permite a comunicação com uma base de dados com informação sobre a sua saúde. Os médicos podem acompanhar a evolução dos seus pacientes à distância e contactá-los sempre que se justifique.

O projeto da pulseira chama-se Health Connect e valeu aos três alunos o primeiro lugar no Concurso de ideias de Negócio. Na terça-feira, dia 19, partem para Madrid em missão de empreendedorismo, para conhecer empresas, incubadoras e empreendedores.

Dirigido aos alunos do ensino secundário e profissional, o Concurso de Ideias de Negócio foi lançado este ano, tendo como objetivo capacitar os jovens para a compreensão do mundo dos negócios, desenvolvendo atitudes empreendedoras. O Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha assinala a importância de os jovens “compreenderem bem o funcionamento das empresas, estarem preparados para desenvolverem as suas ideias, saberem explicá-las, e com tudo isso serem ativos,empreendedores”.

“Costumo dizer que nós não damos logo o peixe; primeiro fornecemos a cana e ensinamos a pescar edepois cabe a cada um chegar aos seus objetivos. É isso que procuramos fazer com o nosso projeto de Empreendedorismo nas Escolas, que abarca várias iniciativas para os vários ciclos de ensino”, refere António Loureiro.

O Concurso de Ideias de Negócio é uma das vertentes do projeto de Empreendedorismo nas Escolas, que por sua vez está integrado no plano de ação “Albergaria Empreende+”. Abarcando os vários ciclos de ensino, o projeto visa promover atitudes empreendedoras nos estudantes, desenvolvendo várias ações ao longo do ano letivo, como palestras, oficinas ou atividades práticas de desenvolvimento de competências, que depois terminam com momentos de referência. No caso dos alunos do Secundário e do Ensino Profissional, o Concurso de Ideias de Negócio; no caso do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, a Mostra de Empreendedorismo, uma exposição onde revelam os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Todos os alunos, dos vários agrupamentos e do ensino privado, podem ainda fazer parte do Clube de Empreendedorismo Escolar e trocar ideias entre si.

O Concurso de Ideias de Negócio é mais exigente, de acordo com a faixa etária. A organização recebeu 19 candidaturas e aceitou 11 projetos finalistas. Os grupos de alunos tinham cinco minutos para apresentar a ideia, em palco, no Cineteatro Alba, salientando os aspetos cruciais no desenvolvimento do projeto, como a análise “SWOT” (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), o modelo de implementação, os custos de produção, a promoção, a distribuição e as parcerias. As ideias foramavaliadas por um júri constituído por elementos indicados pela SEMA, AJE, AIDA, IEFP e por uma empresa de consultoria e formação.

Na passada terça-feira, dia 12, foi a vez da Catarina Ribeiro, da Joana Rosas e da Susana Silva, também da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, partirem em missão de empreendedorismo.

Apresentaram, no Concurso de Ideias de Negócio, uma escova de cabelo com sistema de autolimpeza, a que chamaram In Brush. Ficaram em terceiro lugar e ganharam uma viagem a S. João da Madeira.Visitaram a Oliva Creative Factory e as empresas Helsar, Cortadoria e Viarco.


Na última semana de julho, dias 25 e 26, a Sofia Vidal, a Rita Soares e a Jéssica Sarabando, do Colégio de Albergaria, partem para Lisboa na sua missão de empreendedorismo. Conquistaram o segundo lugar no Concurso de Ideias com o projeto Heat and Cool Action, um sistema de aquecimento e arrefecimento automático do corpo incorporado no vestuário. Vão visitar uma incubadora de empresas em Lisboa, a Fundação EDP e o MUDE – Museu do Design e da Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário