segunda-feira, 18 de julho de 2016

Hora de Fecho: Governo prepara mais austeridade para 2017

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
SANÇÕES 
Para evitar sanções, Centeno garante que tem cativações previstas para acudir a uma eventual derrapagem este ano. Mas também adianta que esforço estrutural em 2017 será maior do que o previsto.
SANÇÕES 
PS diz que não há plano B como o apresentado por Espanha em Bruxelas na sequência da possibilidade de sanções. PCP e BE vêem na proposta espanhola de aumentar IRC das empresas uma via possível.
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS 
O Ministério das Finanças esclareceu que o Banco Central Europeu não vetou quaisquer propostas apresentadas pelo Governo para a Caixa Geral de Depósitos, incluindo os nomes propostos para a administração, nem apresentou qualquer exigência ou plano alternativo.
PCTP/MRPP 
Garcia Pereira, ex-secretário-geral do PCPT/MRPP, voltou a ser duramente criticado no Luta Popular. O órgão oficial do partido publica o perfil de um "anti-comunista", "canalha" e réptil seboso".
BREXIT 
Em 2015, foram feitos cinco pedidos deste tipo. Desde a vitória do Brexit, já são 300 os descendentes de judeus sefarditas (originários de Portugal) a pedir a nacionalidade portuguesa.
RÚSSIA 
Um relatório revelou implicações entre o governo russo e uma rede de doping. Um advogado canadiano, concluiu que o ministro do desporto está diretamente envolvido no esquema.
ATENTADO EM NICE 
Começou com a escolha e aluguer do camião, passou por dois de testes na Promenade des Anglais e terminou com a morte de 84 pessoas. A preparação do ataque foi detalhada e durou três dias.
FOTOGALERIA 
É a terceira vez que os especialistas destacam as melhores fotografias tiradas com drones. Das milhares de concorrentes, estas foram as que mais agradaram aos jurados. Conheça-as aqui.
JOGOS OLÍMPICOS 
O mundo não estava preparado, nem o Comité Olímpico. Nadia Comăneci, a ginasta da Roménia com 14 anos, conseguiu atingir a perfeição nos Jogos Olímpicos de 1976.
VAIDADES 
Agora com 35 anos, a estrela de Sozinho em Casa deu uma entrevista ao The Guardian em que desmentiu as suspeitas sobre o consumo de drogas e garantiu que gosta de "não ter nada planeado".
CELEBRIDADES 
Depois de Taylor Swift ter negado que Kanye West conversou com ela sobre a polémica música "Famous", Kim Kardashian publicou vídeos da chamada telefónica entre os dois. E a internet estalou.
Opinião

João Carlos Espada
A culpa do terrorismo não é nem da democracia nem da “oligarquia capitalista” ocidental; a culpa do terrorismo é dos terroristas. Por isso devemos unir-nos no combate contra eles.

Alexandre Homem Cristo
Hollande, Tsipras, Iglesias, Corbyn. Viciada em moralismos, a esquerda europeia tornou-se inimiga de si própria. E, pior, deixou um vazio que é responsável pela ascensão da direita populista.

Helena Matos
Da próxima vez que o estrépito de um atentado nos distrair dos Pokémons, em vez de desabafarmos no facebook será mais útil ir estudar os romanos. O imperador Honório e a sua galinha Roma andam por aí,

João Marques de Almeida
Faltou a Costa densidade política e prudência. Tratou tudo de um modo superficial e errático. Mas, pior que tudo, o governo cometeu dois enormes erros de análise sobre a situação política europeia.

Luis Carvalho Rodrigues
A evidência “sólida” sobre a “medicina tradicional chinesa” não vai além de encontrar vestígios com a eficácia, digamos, do chá de cidreira que a minha avó costumava prescrever “para os nervos".
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário