domingo, 18 de dezembro de 2016

NA ALEMANHA JÁ SE PODE “ALUGAR UM JUDEU”

NA ALEMANHA JÁ SE PODE “ALUGAR UM JUDEU”

 
O projeto chama-se Rent a Jew (Alugue um Judeu) e nasceu na Alemanha. A ideia parece polémica e chama a atenção, mas o objetivo é promover o diálogo intercultural e o anti-semitismo.
“Acha que o nosso nome soa ofensivo? Não julgue um livro pela capa. É só para chamar a atenção. Agora que a temos, vamos dizer porque é que este projeto é uma boa ideia“, lê-se no site oficial.
“Queríamos relaxar um pouco as coisas e retirar qualquer melindre logo desde o início”, destacou Alexander Rasumny, um dos organizadores da iniciativa, à NBC.
Este novo serviço pretende disponibilizar oradores judeus que façam apresentações em qualquer lugar, seja em escolas, debates ou conferências, para dar a conhecer o que significa ser judeu e acabar com os preconceitos.
Para Rasumny, “muitas pessoas querem ser muito mais do que o estereótipo judeu na Alemanha, onde são reduzidos a vítimas”.
“Com estes encontros entre cidadãos judeus e não-judeus, vamos para além dos clichés e dos estereótipos, e permitimos que as pessoas falem umas com as outras em vez de umas falarem sobre as outras”, afirmou.
Na Alemanha há mais de 200 mil judeus, mas a maioria das pessoas daquele país “nunca falou com um judeu”.
Uma porta-voz do Ministério da Justiça da Alemanha disse que o departamento registou 2.083 casos de ataques a judeus ou propriedade judaica e discurso de ódio contra judeus em 2015 – em comparação com 691 no ano anterior.
Segundo a NBC, o número de crimes violentos motivados pelo extremismo de direita também aumentou significativamente em 2015, com mais de 1.400 crimes registados.
“Queremos falar sobre a vida judaica moderna na Alemanha, num ambiente descontraído”, explicou Alexander Rasumny.
A iniciativa “Rent-a-Jew” foi criada no ano passado por um grupo de voluntários e agora realiza eventos a cada duas a três semanas, em todo o país.
Mais de 50 pessoas já se inscreveram como contribuintes, a maioria com idades entre os 20 e 40 anos.
BZR, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário