quarta-feira, 25 de abril de 2018

Exclusão da morada dos avós domina queixas nas matrículas

Resultado de imagem para Exclusão da morada dos avós domina queixas nas matrículas
As novas regras as matrículas estão a motivar muitas queixas por parte dos pais, nomeadamente pelo facto de, a partir de agora, não poderem usar a morada dos avós para a seleção da escola dos filhos.
As novas regras as matrículas estão a motivar muitas queixas por parte dos pais, nomeadamente pelo facto de, a partir de agora, não poderem usar a morada dos avós para a seleção da escola dos filhos.
As novas regras as matrículas, que entraram em vigor há duas semanas, estão a motivar muitas queixas por parte dos pais. Em causa está o facto de, a partir de agora, não poderem usar a morada dos avós para a seleção da escola dos filhos, de acordo com a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). O Ministério da Educação alterou as regras relativas às matrículas nas escolas e agora exige que os alunos vivam com os seus encarregados de educação e que tal seja confirmado pela Autoridade Tributária.
“A principal dúvida e preocupação tem que ver com os pais que se apoiam nos avós para levar os filhos à escola, para os levarem para casa no final das aulas”,afirma Jorge Ascensão, presidente da Confap, ao Diário de Notícias. O responsável lembra que, em alguns casos, os pais são “pessoas que se chegam a deslocar diariamente de um concelho para o outro, por razões profissionais”. É, por isso, “muito importante” a proximidade entre a escola e a casa dos avós, defende o presidente da confederação.

“Quando as escolas se cingirem à letra da lei, são de esperar situações complicadas”, nota Jorge Ascensão. “Esperamos que os nossos receios não se confirmem mas, desde que o despacho veio a público temos tido vários contactos, por escrito e por telefone, em que as pessoas nos perguntam: “O que vamos fazer?”.
Segundo o Ministério da Educação, o despacho das matrículas para o ano letivo de 2018/2019 pretende “reforçar os mecanismos de transparência e igualdade de oportunidades”. O diploma, que é publicado todos os anos pela tutela, exige que os alunos vivam com os seus encarregados de educação. E a informação terá de ser confirmada pela Autoridade Tributária.

Fonte: Sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário