terça-feira, 19 de junho de 2018

Não toque! Esta planta gigante causa queimaduras de terceiro grau

É bem provável que Hollywood faça um novo filme apocalíptico estreando uma horrível invasão de plantas que acaba com a humanidade.
Isso porque uma excelente candidata ao papel principal já está se espalhando pelos EUA: a Heracleum mantegazzianum, conhecida em inglês como “hogweed”, uma planta gigante e incrivelmente tóxica que pode causar queimaduras de terceiro grau na pele.
Listada como nociva em pelo menos oito estados americanos, na semana passada, a hogweed foi vista na Virgínia pela primeira vez.

Perigo

De acordo com a Universidade Tecnológica da Virgínia (EUA), cerca de 30 dessas plantas foram encontradas no condado de Clarke, e os moradores locais foram alertados para ficar de olho em novos avistamentos.
Nativa da região do Cáucaso, na Europa oriental e Ásia ocidental, a planta parece uma versão enorme da hogweed comum, que é benigna. No entanto, pode causar queimaduras graves na pele mesmo se uma pessoa simplesmente roçar nos seus galhos.
As cerdas presentes nesses galhos – e outras partes da plante – emitem uma seiva desagradável que irrita quimicamente a pele, causando danos severos através da exposição à luz solar e aos raios UV.

Como resultado, as vítimas que entram em contato com a hogweed adquirem bolhas enormes na pele que podem deixar para trás cicatrizes e sensibilidade à luz por muitos anos.

Invasão

A hogweed é um monstro disfarçado. Ela não parece perigosa: pode crescer mais de 4 metros, espalhando suas enormes folhas e produzindo aglomerados de flores brancas em forma de guarda-chuva.

A Grã-Bretanha cometeu o erro de usá-la como uma planta “ornamental” de jardim no século 19, e apenas algumas décadas depois a hogweed foi introduzida na América do Norte também. Desde então, tem sido uma batalha deter a marcha invasiva da planta.
Evitar a disseminação da planta não é nada fácil, uma vez que suas sementes – cada exemplar pode ter milhares – permanecem viáveis no solo por vários anos. “Em alguns casos, uma infestação de hogweed gigante é melhor controlada usando vários métodos diferentes em combinação ou em sucessão – em outras palavras, um plano de ataque de dois, três ou mesmo quatro frentes”, explica o Departamento de Conservação Ambiental de Nova York.

Esses métodos envolvem cortar as raízes das plantas, remover as cabeças das sementes, destrui-las quando ainda são pequenas e até mesmo dosar tudo com herbicida. E, é claro, não é possível fazer nada disso sem equipamentos de proteção para poder se aproximar da planta. [ScienceAlert]

Fonte: hypescience


Nenhum comentário:

Postar um comentário