domingo, 3 de junho de 2018

Presidente da República enaltece a maior Feira Agrícola do país

Resultado de imagem para Presidente da República enaltece a maior Feira Agrícola do país
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou ontem a 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 10 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como central o “Olival e Azeite”.
Durante a tarde, o Presidente da República visitou vários espaços, cumprimentou os muitos visitantes que se deslocaram ao primeiro dia da maior e mais antiga feira do setor Agrícola e ainda teve oportunidade de participar numa prova de azeites com crianças.
No âmbito da visita, em declarações à Comunicação Social, o responsável máximo do país mostrou grande satisfação pela escolha do “Olival e Azeite” para tema do evento.
“A Feira Nacional de Agricultura mostra o que há de melhor em Portugal. É um sector que é um exemplo e que tem um papel preponderante na exportação, na qualidade e na distribuição em termos regionais”, afirmou.
O Chefe de Estado disse também que o certame mostra “uma realidade inovadora, em expansão e que este ano destaca o papel do azeite” com  a realização do  “World Olive Oil Summit (WOOS)”, evento que contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais da fileira do azeite e que engloba o “Congresso Nacional de Azeite (7 e 8 junho), o “Simpósio de Olivicultura (7 e 8 junho)”, uma “Exposição de Azeites Premiados”, “Exposições de Pintura e Fotografia”, “Ações de Cozinha ao Vivo” e ainda uma área expositiva agro-comercial do sector.
Relativamente às negociações da PAC, a posição do Presidente da República, do governo e da oposição é a mesma na defesa dos interesses da agricultura portuguesa. O Presidente referiu que é “preciso continuar a lutar contra a redução dos fundos europeus e que vários países europeus estão unidos contra os cortes “cegos”.
Recorde-se que a feira contempla áreas de referência ao mundo rural e agrícola, com especial destaque para a zona de maquinaria agrícola, a mostra de agro-pecuária, artesanato e gastronomia, o mundo do espectáculo e da promoção dos valores tradicionais, com as típicas largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, música popular e tradicional.
A Feira Nacional de Agricultura (FNA) oferece inúmeros motivos para uma visita de lazer ou de negócio: para as famílias que procuram descontração e animação o evento pontua pela qualidade da gastronomia e do artesanato, pela oportunidade de contacto direto com animais e pelos variados espetáculos ao vivo, sendo também uma excelente local para os visitantes adquirirem produtos alimentares de todas as regiões do país.
Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Junho vão decorrer nas seguintes datas e horários:
- Dias 9, 16, 23 e 30 de Junho das 9 às 13 horas, (Sábados)
- Dias 6, 13, 20 e 27 de Junho das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Para os profissionais que pretendem estabelecer negócios e parcerias a Feira é o mais importante ponto de encontro do setor agrícola nacional, indispensável a quem pretende trocar experiências, debater problemas ou refletir sobre o futuro.
Hoje, dia 3 de junho, a FNA 18 continua a marcar a agenda política nacional com as visitas da Presidente do CDS, Assunção Cristas, e de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP.
Paralelamente, a Feira Nacional de Agricultura vai ser o palco da entrega de prémios “Os Melhores dos Melhores” referentes aos Concursos Nacionais. Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
Na área do Salão Prazer de Provar  destacam-se ações de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos como “Enchidos de Almoster”, “Cozinhar com Ervas Aromáticas” ou “Sabores de Vila Franca de Xira”, entre outros.
Na área equestre realce para a realização do Concurso de Saltos Regional e do espetáculo “Alma Marialva – Cabrestos e Fado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário