sexta-feira, 5 de outubro de 2018

REGIÃO OESTE VAI TER UM GEOPARQUE


Foi registada, no dia 27 de setembro, a Associação Geoparque Oeste – AGEO que será responsável por desenvolver a candidatura do Aspiring Geoparque Oeste a Geoparque Mundial da UNESCO.

O projeto de criação deste Geoparque envolve o território dos municípios de Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e conta com a participação do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, da Sociedade de História Natural de Torres Vedras e da Universidade Nova de Lisboa. Este projeto pretende ser um agregador da identidade destes territórios, sendo que até ao final do ano serão divulgadas as principais iniciativas a implementar em 2019.

Os Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas com património geológico de relevância internacional cuja conservação é essencial para garantir o progresso das geociências e o conhecimento sobre a origem e evolução da biodiversidade. A atribuição desta designação estimula a criação de iniciativas inovadoras a nível local, de novos postos de trabalho e de cursos de formação de alta qualidade, enquanto novas fontes de receita são geradas através do geoturismo e os recursos geológicos são protegidos.

A AGEO foi fundada pelo Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, pela Sociedade de História Natural de Torres Vedras, pela Universidade Nova de Lisboa e por outros signatários a título individual. Esta entidade tem como objetivo preservar, valorizar e dinamizar o património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável das populações e do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário