quarta-feira, 6 de março de 2019

“Um Dia pela Vida”® chega a Ansião

Lançamento do grande projeto de intervenção comunitária que vai envolver, durante 3 meses, toda a comunidade local na batalha pela promoção da prevenção do cancro. O objetivo é “Celebrar com os que venceram; Recordar os que partiram; e Apoiar os que se encontram a Lutar contra o cancro.” O projeto insere-se num programa internacional da American Cancer Society.

O lançamento do “Um Dia pela Vida”® em Ansião decorre no próximo dia 10 de Março, domingo, pelas 16h00, no Centro Cultural de Ansião. Toda a comunidade local está convidada a participar na sessão que vai apresentar a iniciativa e a envolver-se nas várias atividades que vão decorrer durante os próximos quatro meses neste concelho.
A sessão de apresentação do projeto do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) contará com a presença de Vítor Rodrigues,  presidente da direção da LPCC.NRCe de António Domingues,presidente da Câmara Municipal de Ansião. Segue-se uma ação de sensibilização sobre Prevenção de Cancro, apresentada por Natália Amaral, médica ginecologista, secretária-geral da direção da LPCC.NRC e Coordenadora Regional do Voluntariado.
Depois de conhecidas a Comissão Local do “Um Dia Pela Vida”® e da Cerimónia da Entrega da Pasta de Capitão às 20 equipas já constituídas, a iniciativa conclui-se com um momento musical, pelo grupo E-Amen e o “Coro ao Centro”, seguido de um convívio.
O projeto “Um Dia pela Vida”®, em Ansião, concretiza-se através do desenvolvimento de diversas atividades onde é promovida a mobilização do indivíduo e da comunidade para a luta contra o cancro, nas suas várias dimensões.
A participação neste projeto pode ser feita através da criação de equipas de voluntários que irão desenvolver atividades de sensibilização para a problemática da doença oncológica e atividades de angariação de fundos. As equipas devem ter um número mínimo de oito e máximo de vinte elementos e podem ser grupos de amigos ou conhecidos, familiares, colegas de trabalho ou de uma coletividade, de um bairro ou aldeia.
Mais informações disponíveis através dos seguintes contactos: 239487490 ou
O projeto “Um Dia Pela Vida” ® conta com o apoio do Município de Ansião e tem a grande festa de encerramento marcada para 15 de junho.
O que é “Um Dia Pela Vida”®?
“Um Dia Pela Vida”® é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no âmbito de uma parceria com a American Cancer Society. Tem como principais objetivos mudar a atitude da comunidade face à doença, informar, sensibilizar e angariar fundos destinados às atividades de apoio ao doente oncológico e família, educação e prevenção do cancro.
Com “Um Dia Pela Vida”, a LPCC tem percorrido o país em iniciativas que juntam tanto quem quer celebrar a vida e voluntariamente se disponibiliza a desenvolver ações seja no local de trabalho, como junto dos amigos, nos grupos de que faz parte ou em sessões públicas; como quem quer recordar um familiar ou amigo que partiu ou ainda estar presente e ajudar alguém que está neste preciso momento a combater a doença. Apela-se à natureza solidária das pessoas e através delas a um efetivo enraizamento na comunidade.
Em Portugal o “Um Dia Pela Vida”® teve o seu início em Coruche em 2005 e, desde então, já teve lugar por todo o país. Pombal, Guarda e São Pedro do Sul, Marinha Grande e Ovar foram os mais recentes concelhos da Região Centro que acolheram esta iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário