segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Estarreja | Festival Sénior: está a chegar o evento dedicado aos estarrejenses de Idade Maior

O Festival Sénior, uma iniciativa do Município de Estarreja integrada no Programa VIVER +, está de regresso e decorre de 27 de setembro a 30 de outubro, em diversos espaços e com um programa alargado de atividades.

O Festival Sénior marca o arranque do Programa VIVER +, que oferece um conjunto de atividades ao longo de todo o ano assentes em quatro grandes áreas de intervenção - Saúde & Bem-estar; Cultura & Lazer; Artes & Saberes; Solidariedade – e tem por objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida dos seniores do Concelho de Estarreja.


Focado nestes princípios, o programa do Festival Sénior inclui passeios, visitas culturais, sessões de cinema, aulas de ginástica, oficinas e, acima de tudo, muito convívio e animação.


Já com as inscrições esgotadas, o “Passeio Sénior +65”, que este ano será em ambiente de arraial minhoto, na Quinta da Malafaia, em Esposende, a 27 de setembro, sexta-feira, inicia a edição deste ano do Festival.

As “Matinés Dançantes” vão aquecer as tardes de domingo, dos dias 29 de setembro e de 27 de outubro, nas freguesias de Avanca e Salreu, respetivamente. Seniores, família e amigos são chamados para passarem momentos únicos cheios de música, de ritmo e de animação.

Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, dia 1 de outubro, há “Festa no Parque”, das 10h às 16h, com inúmeras e diversas atividades. Comemore este dia com aulas de Zumba e de Yoga Ashtanga, jogos tradicionais e atividades de recreação e de lazer. Reúna a família e os amigos, traga a cesta, estenda a toalha no Parque Municipal do Antuã e participe num incrível piquenique.

Há mais visitas culturais para usufruir além do Passeio Sénior. Embarcar no “Cruzeiro das 6 Pontes” e descobrir as “Caves de Vinho do Porto” é mais uma das propostas do Festival Sénior. Estas visitas acontecem nos dias 2, 4, 7, 9, 11, 14, 16, 18, 21, 23, 28 e 30, do mês de outubro. Com o custo de 14€ e lotação limitada, as inscrições são obrigatórias e podem ser efetuadas no Complexo de Desporto e Lazer, na Piscina de Avanca ou no GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe.

Com o apoio e a colaboração da Confraria da Broa, da ACRAP e dos Grupos de Folclore do Município, todos estão convidados a re(viver) as tradições do passado. “Desfolhada à Moda Antiga” reúne diferentes gerações, no dia 4 de outubro, às 14h30, na Praça Francisco Barbosa, para recuar à época de colheitas do milho.

Durante meses os seniores do Município de Estarreja dedicaram-se à arte em fios inspirados no livro “A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, de Mafalda Milhões. Com inauguração marcada para o dia 9 de outubro, às 15h30, na Biblioteca Municipal, a exposição “Entre Agulhas” apresenta o resultado dos trabalhos de rendas, de bordados, de malhas e de tricô realizados na oficina com o mesmo nome, no âmbito do Programa Viver+. Para visitar até dia 31.

Os cuidadores informais desempenham um papel fundamental na ajuda diária aos idosos que não têm autonomia para realizar algumas ou todas as tarefas diárias. “Cuidar dos Cuidadores” é o tema do seminário que conta com a colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade “Nós” e decorre no dia 12 de outubro, das 09h30 às 17h30, na Biblioteca Municipal. É um momento que pretende refletir sobre vários desafios com que estes cuidadores se deparam, que vão desde questões sociais e emocionais, até à saúde, e inclui uma vertente prática muito útil para quem cuida.

O Cine-Teatro convida os aficionados da 7.ª arte para uma sessão de cinema, no dia 16 de outubro. Em exibição estará “A Gaiola Dourada”, uma comovente comédia portuguesa que retrata a vida de um casal de emigrantes Maria e José Ribeiro (Rita Blanco e Joaquim de Almeida) após terem recebido a notícia de que são herdeiros de uma grande fortuna.

Em outubro há ainda oficinas na Biblioteca Municipal para todos os gostos. Os mais curiosos podem participar na “Oficina de Informática” (dias 8 e 11) mergulhando no mundo virtual. A missão é aprender as várias ferramentas digitais. A oficina “Entre Agulhas” (dias 15 e 29) está de regresso desafiando os participantes a agulhar histórias, assim como a atividade “Chá com Letras” (dia 30) que promete boas leituras e conversas ao sabor de uma chávena de chá.

Dirigido a técnicos das IPSS, o workshop “Humor in War Zones”, com os Palhaços d’Opital, pretende dotar os formandos de uma consciência e domínio prático de estruturas de improvisação na linguagem clown e adaptá-las a diferentes universos. Para participar no dia 23, às 09h30, na Biblioteca Municipal, com inscrição obrigatória.

Os sorrisos vão espalhar-se pelas IPSS do concelho, durante o mês de outubro, com a “Oficina de Risoterapia”. O Yoga do Riso é um conceito único, em que qualquer pessoa consegue rir sem motivo e sem que para tal precise de recorrer ao humor, visto que o nosso cérebro não distingue uma gargalhada falsa de uma verdadeira.

Serão momentos de partilha e de muita alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário