terça-feira, 26 de novembro de 2019

Oeste | “Sopros de Natal” no Museu do Vidro




O Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Sopros de Natal, adornos artesanais em vidro - Coleção ViCO” no próximo sábado, 30 de novembro, pelas 16h00, cujo evento é acompanhado da atuação da Orquestra Juvenil da Marinha Grande.

“Sopros de Natal” apresenta um conjunto de cerca de 160 adornos de natal em vidro da Coleção ViCO (Galiza, Espanha), fabricados e pintados de forma artesanal por vidreiros de várias nacionalidades.

Os enfeites de vidro para a árvore de Natal foram soprados pela primeira vez em Lauscha, uma cidade conhecida pelo fabrico de vidro na Turíngia, Alemanha, no primeiro terço do século XIX. Com o passar do século, o seu fabrico foi estendido a outros territórios alemães ou que estavam na esfera da influência do seu império, como Lorena (França), Boémia (República Checa) ou Silésia (Polónia) e de lá foram exportados para os restantes países da Europa.

A exposição Sopros de Natal pretende assim dar a conhecer estas pequenas jóias natalícias e a sua história, através de uma seleção de peças de variadas temáticas relacionadas com o Natal, produzidas na Alemanha, Áustria, Bélgica, Estados Unidos da América, França, Polónia, República Checa e Rússia.

A exposição “Sopros de Natal” está patente de 30 de novembro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020, de terça feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário