terça-feira, 26 de novembro de 2019

Livros | Biblioteca de Leiria recebe apresentação de livro de Paulo Costa e exposição de Hirondino Pedro


O livro “Se um Dia Voltares”, de Paulo Costa,  que conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, será apresentado sábado, dia 30 de novembro, pelas 16:00, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, numa sessão em que será inaugurada a Exposição homónima da autoria de Hirondino Pedro.

 Esta apresentação contará com a presença de Paulo Kellerman, Clara Leão e Paulo Fuentez. Do programa consta um momento musical com a participação da “CASA-NAU”, com os músicos Nuno Brito (Voz / Guitarra e outros instrumentos), Marco Tenório (Guitarra), Paulo Costa (Voz / Guitarra), Beatriz Sá Vieira (Guitarra); Inês Sousa (Voz), bem como a declamação e leitura de poemas por Nídia Naír Marques.

De acordo com a editora, “neste trabalho urdido a várias mãos, Paulo José Costa redigiu um texto em prosa poética, ‘carta de marear’ em cuja dimensão espácio-temporal suscita uma ambivalência propositada, gerando no leitor a sensação de temporalidade difusa, algo que transcende o próprio tempo físico, ainda que pejado de componentes do passado, re-experienciados num presente sonhado. A concretude e tangibilidade da narrativa é onírica, causando mistério e comoção em torno da âncora que se busca, interiormente num enredo contemplativo.

 Hirondino Pedro conferiu à narrativa uma outra poética, aguarelada e de respiração inaudita, abrindo o horizonte da leitura para uma atmosfera sincrética e ampla, como se fora uma janela de quimeras infindáveis. É o entorno poético possibilitando as várias leituras e interpretações, mergulhando-nos no imaginário do Mar e das suas facetas, incitando os sentidos e as emoções mais primordiais, alojados nos “sulcos informes do coração”.

Paulo José Costa nasceu a 11 de Agosto de 1976 em Leiria, onde reside e exerce atividade profissional enquanto Assistente de Psicologia do Serviço de Pediatria do CHL, EPE e Consulta Psicológica com Crianças, Adolescentes e Jovens em Prática Clínica Privada. É autor de vários trabalhos no domínio da Psicologia, onde se destaca o Livro “Juntos no Desafio – Programa de Competências Parentais”, 2010; Textiverso – Leiria, em co-autoria com Susana Heleno e Carla Pinhal.

No domínio da Poesia (Sopro da voz, Maio de 2011; Textiverso – Leiria) e Literatura Infantil – “O menino que acordava as estrelas” (Textiverso, Junho de 2013), livro ilustrado por Nídia Nair Marques. Destaque-se também o Livro de Poemas que deu lugar ao Projecto Poético – Fotográfico “Vizinhança de Olhares” (Textiverso, Junho de 2014) (Poesia e Fotografia) em colaboração com a Fotógrafa Sara Fabião. O seu mais recente Livro de Poesia, intitula-se “Casa Alta” (Março 2017, Edição de Autor) com ilustração a cargo da Artista Plástica Sílvia Patrício, livro-objecto com Design Gráfico de Paulo Fuentez. Encontra-se representado em diversas Antologias de Poesia em Portugal e mais recentemente em Espanha (No Resignación - Antologia Poética de Salamanca, 2016), coordenada pelo poeta hispano-peruano Alfredo Pérez Alencart. Mais recentemente, teve 3 Poemas da sua autoria publicados na Revista NERVO | Colectivo de Poesia (NERVO/5 – Maio / Agosto 2019), sob a coordenação de Maria F. Roldão.

 Hirondino Pedro Duarte, nasceu em Leiria a 1 de Novembro de 1964. É licenciado em Animação Cultural e exerce a atividade de artista plástico de maneira continuada desde 1985, produzindo trabalho sobre a forma de desenho, pintura, escultura, instalação e ilustração. Realiza regularmente exposições do seu trabalho nos circuitos artísticos, quer de forma individual, quer em parcerias. Possui um a vasta experiência pedagógica na área das artes plásticas, desenvolvida em ateliers de divulgação e formação artística, que realiza continuadamente desde 1990.

A entrada é livre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário