terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Ansião contará com 18 desfibrilhadores automáticos externos já a partir de maio


Foi apresentado publicamente, no passado dia 21 de fevereiro, no Centro Cultural de Ansião, o projeto Ansião ReAnima, vencedor do Orçamento Participativo 2019, cuja proposta consistia na colocação de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) em locais de acesso público do concelho, representando um investimento municipal no valor de 41,593 euros. 

Na sessão estiveram presentes o proponente do projeto, André Teodósio, um representante da empresa que implementará o programa de DAE, Marco Castro, e o Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, perante uma assistência composta maioritariamente por voluntários que serão os operacionais dos equipamentos. 

António Domingues congratulou-se pela implementação de um projeto que tanto envolve a comunidade civil e com tamanha relevância para a população, na prossecução do Programa Nacional de DAE, criado pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, cujo desígnio consiste em salvar vidas. Agradeceu aos voluntários que se envolveram neste ato de cidadania, para o qual o proponente contribuiu e a quem endereçou também um agradecimento. 

André Teodósio reforçou o grande compromisso social destes voluntários, cujo papel poderá ser preponderante para salvar vidas em situação de paragem cardiorrespiratória. Aludiu à formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa a que estarão sujeitos a fim de ficarem habilitados para proceder às necessárias manobras de reanimação. 

Também Marco Castro sublinhou o ato de cidadania louvável dos 108 operacionais dos 18 DAE que passarão a estar disponíveis, já a partir do mês de maio, em todo o concelho, em locais como centros de saúde, escolas, juntas de freguesia, lares e pavilhões desportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário