terça-feira, 2 de junho de 2020

Guerra e Paz adquire os direitos de obra polémica de Bernard-Henri Lévy sobre a covid-19

Este Vírus Que Nos Enlouquece. Será este o título português do mais recente ensaio do escritor francês Bernard-Henri Lévy. Polémico, este livro do «pai» do movimento dos «novos filósofos» irá abanar consciências e pôr em causa toda a estratégia de contenção da pandemia por covid-19 imposta pelos governantes. Com publicação prevista para 10 de Junho em França, pela editora francesa Grasset, com o título Ce Virus qui Rend Fou, a obra chegará a Portugal um mês depois, em Julho, com a chancela da Guerra e Paz, Editores.

Em Este Vírus Que Nos Enlouquece, Bernard-Henri Lévy afirma, sem temores, que o confinamento imposto pela maioria dos governantes nos últimos meses para conter a pandemia de covid-19 não passa de uma estratégia de tirania, na qual os seus perpetradores – aos quais chama de «adiadores da morte» – «beneficiarão da emergência sanitária e do delírio higiénico para estrangular os seus povos ou expandir os seus impérios».

O polémico filósofo defende que «a humanidade conheceu pandemias mais mortais antes do coronavírus» e que esta é a primeira crise mundial que «produziu uma realidade mais incrível que a ficção» e a que mais «inflacionou discursos obsessivos».

Obsessões como as dos colapsologistas que, «efusivos, disfarçam o seu egoísmo de abnegação e defendem de que nada deveria “voltar a ser como antes”».

Um livro polémico, que põe em causa o actual modelo de controlo da crise sanitária e que apela à reflexão e ao sentido crítico dos leitores para as lições filosóficas e políticas a tirar deste «mundo novo». 

Este Vírus Que Nos Enlouquece chegará a Portugal, com chancela da Guerra e Paz, Editores, no próximo mês de Julho. Em breve serão anunciados mais pormenores, tais como a capa e a data do lançamento oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário