quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Leiria reforça medidas de apoio à população e economia


Consciente das consequências do novo confinamento, o município de Leiria vai reforçar as medidas de apoio a toda a população e ao comércio da região. 

A Câmara vai apoiar a famílias residentes no concelho, em situação de carência económica, vai reativar o serviço de apoio a população idosa, doentes crónicos e famílias em situação de isolamento, através da entrega de alimentos, refeições e medicamentos. 

A iniciativa “Terra Alimenta Leiria + Solidário” será relançada com o objetivo de diminuir o desperdício alimentar que se gera na cadeia de produção e distribuir de alimentos, fazendo chegar esses produtos a quem mais necessita. Vão também voltar as entregas gratuitas na loja online do Mercado Municipal de Leiria. 

Para além destas medidas, o Município manter o apoio à área dedicada às doenças respiratórias e à estrutura de retaguarda para doentes Covid positivos sem necessidade de internamento hospitalar. Ainda no âmbito deste pacote de medidas, serão disponibilizados testes à COVID-19 nas instituições, em especial estruturas residenciais de idosos e estabelecimentos de ensino, está prevista a criação de uma equipa para realizar inquéritos de rastreio a casos de COVID-19, e vai ser reforçado o apoio ao associativismo enquadrado no Pro Leiria, nomeadamente através de apoio extraordinário às despesas correntes. 

Será ainda retomado o fornecimento de material de proteção individual, como máscaras, álcool-gel e dispensadores, luvas e batas aos bombeiros, forças de segurança e trabalhadores das IPSS. 

Para as empresas e comerciantes, estão a decorrer até ao dia 31 de janeiro as candidaturas ao Fundo de Emergência de Apoio Comercial e Empresarial, e já está a ser pensado o lançamento de segunda fase com inclusão de empresas de atividades turísticas e culturais. Vai ser implementada uma campanha, em parceria com a Acilis, de vouchers de compra antecipada para apoio às áreas comerciais mais atingidas pela crise e vai ser reforçada a linha de apoio a empresas, com atualização permanente do leiriaregressa.pt. 

O programa contempla também a reavaliação de todos os contratos de arrendamento habitacional dos imóveis propriedade do município, ajustando as rendas aos rendimentos dos agregados familiares, isenção do pagamento das tarifas fixas de saneamento e resíduos sólidos urbanos a empresas e comércio obrigados a encerrar, isenção às IPSS, Bombeiros e associações culturais e desportivas, do pagamento das faturas de água e saneamento, e possibilidade de pagamento em prestações da fatura da água a famílias em dificuldades financeiras. 

Porque o bem-estar e a qualidade de vida dos leirienses são a prioridade, a Câmara Municipal vai iniciar aulas de desporto virtuais e realizar webinars. Para além disso, vão existir ofertas culturais online, com recurso à contratualização de artistas locais e do meio criativo regional. 

A Câmara Municipal de Leiria vai ainda reforçar as campanhas de sensibilização à população com o objetivo de conter os efeitos causados pela pandemia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário