quarta-feira, 24 de março de 2021

NOVA CAMPANHA DO PROJETO AVEIRO 2027

Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura renova mensagem 

O projeto Aveiro 2027 lança hoje uma nova campanha. A sua mensagem assume a cultura e a superação como elementos chave, tendo a ilustração e o texto como protagonistas. São 12 peças para conhecer até ao final do ano, divididas por três trimestres, tendo sido escolhida a frase “Cultura é só outro nome que damos à vida” para o arranque.

Com esta ação o projeto 2027 propõe uma mensagem de esperança para toda a comunidade, reforçando a ideia de que a cultura é transversal a todos os aspetos da vida e um fator de união. A campanha irá ser apresentada em vários suportes, físicos e digitais, numa lógica de evolução crescente, tendo uma dimensão local, regional e nacional. Mupis, outdoors e telas irão conviver com uma estratégia digital que procurará envolver os apoiantes do projeto, em diversos territórios, convidando à participação de todos na transmissão dos seus valores. Esta iniciativa marca uma nova fase da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura, numa estratégia que irá revelar novos desenvolvimentos nos próximos meses, com ações previstas até ao final do ano.

O projeto Aveiro 2027 foi apresentado em Junho de 2019, tendo por assinatura a expressão “E isto muda tudo” e quatro eixos fundamentais de intervenção: Cultura, Natureza, Tech e Soul. A apresentação aconteceu no Regimento de Infantaria 10, em São Jacinto, lugar histórico e simbólico na preservação dos princípios europeus. Em Novembro de 2020 foram anunciados os seus órgãos de gestão, numa cerimónia transmitida online a partir do Teatro Aveirense, altura em que foi formalizada a participação dos copromotores do projeto: a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Universidade de Aveiro e a Associação de Comércio de Indústria do Distrito de Aveiro. Também o presidente da Comissão de Honra foi apresentado nessa data, cargo ocupado por Carlos Moedas.

A escolha da Capital Europeia da Cultura em 2027 será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos. O anúncio da candidatura vencedora acontecerá em 2023, título que nesse ano será partilhado com uma cidade da Letónia. Portugal já recebeu a Capital Europeia da Cultura em três ocasiões: 1994 (Lisboa), 2001 (Porto) e 2012 (Guimarães).

Nenhum comentário:

Postar um comentário