quarta-feira, 24 de março de 2021

Ronda Leiria Poetry Festival foi um sucesso e vai regressar


O Ronda Leiria Poetry Festival, na sua primeira edição online e também além fronteiras, decorreu durante 10 dias, entre 12 e 21 de março, abraçou a poesia mundial, com mais de 200 participantes de 40 países, terminou há poucos dias e já estamos com saudades!

Assumido como um festival de características ímpares que Rondou a poesia nas suas mais diversas formas e expressões, o Ronda Leiria Poetry Festival trouxe a poesia do mundo a Leiria e levou a nossa poesia e os nossos poetas fora de portas através de palcos digitais.

Para a vereadora da cultura do Município de Leiria, Anabela Graça, “o Ronda Leiria Poetry Festival ainda agora começou, mas o feedback recebido revela que o seu futuro é garantidamente promissor, tendo superado todas as expetativas”.

Desde os participantes que manifestaram grande entusiasmo e total envolvimento no Ronda, ao público que, online, se fidelizou e manifestou surpresa pela grande qualidade deste festival e apoia novas edições, ficou a certeza de que o Ronda, já a partir da sua primeira edição, está a assumir uma extraordinária dimensão global.

Durante dez dias, lado a lado, numa partilha sentida da palavra dita e escrita nas suas línguas de origem, estiveram “de alma e coração” poetas, artistas, pensadores portugueses e estrangeiros, alguns sobejamente conhecidos e reconhecidos em Portugal e no mundo e aqueles que, não sendo conhecidos por cá, são nomes reconhecidos nos seus países de origem e passaram também a sê-lo em terras lusitanas.

A palavra é universal, os sentimentos são universais e a poesia remete-nos para uma dimensão na qual a língua não é obstáculo, mas sim um desafio.

Organizado pelo Município de Leiria, pela Cidade Criativa da Música UNESCO e Livraria Arquivo, O Ronda Leiria Poetry refletiu o excelente trabalho de uma equipa audaz que, apostou neste festival e conseguiu superar o espectável, formada por Celeste Afonso, coordenadora e, também responsável pela produção e curadoria, juntamente com Mirna Queiroz, Ana Miranda, Xana Vieira, Luís Filipe Sarmento e Paulo Costa (mentor da Ronda Poética e ligado ao projeto desde o início).

Em 2021 Leiria assinala os 400 anos do seu poeta maior – Francisco Rodrigues Lobo, com um vasto programa de atividades de caráter cultural, educativo e ambiental, no qual todos os leirienses são convidados a participar e, assim, conhecerem o seu legado poético. O Ronda Leiria Poetry fez jus à cidade dos poetas e passou a fazer parte de Leiria e do Mundo, numa afirmação de que a poesia não tem fronteiras e os poetas estão em toda a parte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário