quinta-feira, 3 de junho de 2021

Limpar Ansião 2021


O Município de Ansião, com o apoio do Conselho Municipal de Juventude, do Agrupamento de Escolas de Ansião e das Juntas de Freguesia, levou a cabo mais uma edição da iniciativa Limpar Ansião, que decorreu nos passados dias 22 e 29 de maio nas seis freguesias do concelho.
Com o objetivo de preservar a natureza e defender o meio ambiente, esta ação de cariz ambiental consistiu na recolha de resíduos indevidamente depositados no território. Contou com a participação de cerca de 90 voluntários que se quiseram juntar a esta causa, sendo de destacar a Academia de Bombeiros dos Bombeiros Voluntários de Ansião.

Vidro, plástico, metal, papel, monstros/ monos e material indiferenciado totalizaram cerca de três toneladas de lixo removido de ruas e espaços verdes, a que acresce um contentor com capacidade para 3m3 de pneus e fibras automóveis que carecem de tratamento especializado, o que se traduz num decréscimo, relativamente a anos anteriores, de resíduos e lixo recolhidos.

Mais do que a quantidade obtida, a autarquia pretendeu com esta ação promover a sensibilização da população para a necessidade de cuidar do planeta e da terra onde vivemos, tornando-os mais limpos e mais saudáveis.

Pelas contingências vividas atualmente, houve o cuidado de não se criarem aglomerados de participantes, tendo decorrido no cumprimento das medidas de segurança necessárias.

O município agradece o espírito voluntarioso e solidário e a proatividade dos ansianenses nesta ação e volta a relembrar que a Câmara Municipal suporta os custos do depósito de monstros na estação de transferência (ecocentro) do Camporês e disponibiliza a todos os munícipes um serviço de recolha, por marcação, deste mesmo tipo de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário