segunda-feira, 26 de julho de 2021

COMEÇOU A INSTALAÇÃO DOS CARREGADORES ELÉTRICOS PARA OS BARCOS MOLICEIROS

 

Teve início a implementação da rede de carregamento elétrico para os Moliceiros dos circuitos marítimo-turísticos nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, com construção de ramais de acesso à energia elétrica que vão permitir a instalação futura dos postos de carregamento.

Além dos trabalhos em curso, a empreitada, que está a ser realizada pela empresa Kilometer Low Cost S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 344.108€, contará com a instalação dos supracitados carregadores e do software de gestão em cada um dos 10 cais concessionados.

Recordamos que esta obra materializa aquilo que é um dos vários objetivos definidos no projeto europeu do Urban Innovative Actions (UIA), Aveiro STEAM City. A inovação neste projeto ocorre com a conversão de motores de combustão em elétricos nos barcos moliceiros nos canais de água de Aveiro.

O outro aspeto inovador é a transformação da experiência do cliente (passeios ecológicos, silenciosos e mais agradáveis para os turistas). Por fim, a CMA inova na implementação de coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, com a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais.

Na edição de 2019 do Techdays Aveiro foi realizado um teste de validação local, por intermédio de sessões de demonstração ao público de um barco Moliceiro com propulsão elétrica, e que obteve resultados muito positivos e permitiu dar seguimento ao projeto.


 AVEIRO RECEBE FESTIVAL ART&TUR

DE 26 A 29 DE OUTUBRO

-Edição de 2021 vai ter competição para bloggers e aposta nas pequenas produções -

A edição de 2021 do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo vai realizar-se de 26 a 29 de outubro, em Aveiro, mas duas iniciativas relacionadas com o certame estão já a decorrer.

A primeira iniciativa é o “Blogging Aveiro”. Este é um concurso que se estreia na edição deste ano e que tem o objetivo de reforçar a visibilidade das publicações de bloggers dedicadas à cidade de Aveiro e à sua Região.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, o ART&TUR é “um excelente pretexto para dar a conhecer territórios fantásticos”, sublinhando a importância do Turismo Centro de Portugal na conquista deste Festival para a Região Centro e deixando a garantia de que “Aveiro será um bom herdeiro do trabalho que se fez em Torres Vedras (2019) e em Viseu (2020)”, destacou.

Competição para bloggers

O “Blogging Aveiro” vai premiar os melhores artigos sobre a Região de Aveiro publicados em blogues de viagem independentes, nos últimos dois anos (desde 1 de agosto de 2019). Os artigos terão de ser ilustrados fotograficamente e poderão estar escritos em português, inglês ou espanhol. Os conteúdos devem ser integralmente dedicados à cidade ou região de Aveiro, não sendo elegíveis publicações em que a região figure como um entre vários outros locais a visitar.

As candidaturas poderão ser realizadas diretamente pelo autor do blogue ou por recomendação de um leitor, através do preenchimento de um formulário disponível em https://tourfilm-festival.com/blogging_aveiro, até ao dia 30 de setembro.

Pequenas produções

A segunda iniciativa é o “Art&Factory”, que já integra a programação do festival desde 2018, sempre com grande sucesso. Esta consiste numa competição entre equipas de criativos, que são desafiados a realizar pequenas produções, de muito baixo orçamento mas de grande valor criativo, na região de Aveiro. A novidade deste ano é que, além de vídeos, podem concorrer fotografias.

Embora simples, o desafio é ousado, uma vez que os vídeos ou coleções fotográficas têm de ser produzidos num período de cinco dias, para apresentação em estreia no ART&TUR.

A competição está aberta à participação de dois tipos de concorrentes: criativos do setor audiovisual, na competição Art&Factory Pro; e equipas de estudantes do Ensino Superior ou Profissional, na Art&Factory Schools.

Um Festival de importância crescente

Desde a sua primeira edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR tem dado a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas a nível nacional e internacional. Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo), que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 16 festivais.

As candidaturas e regulamento estão disponíveis em https://tourfilm-festival.com/artfactory-2021-2 .

Imagem: Litoral Centro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário