quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Nota de pesar: Falecimento do Teólogo e Pastor António José Dimas de Almeida

É com profunda tristeza e consternação que o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) comunica o falecimento do nosso colega e amigo, Pastor António José Dimas Almeida ocorrido a onze do presente mês.

O Pastor Dimas Almeida, natural do Montijo, onde ainda jovem se ligou à Igreja Presbiteriana na missão daquela cidade, cursou teologia no Seminário Evangélico de Teologia e continuou estudos na Universidade de Montpellier, onde foi pós-graduado na área do Novo Testamento. Ainda como estudante desenvolveu atividade pastoral nas comunidades do Alentejo. Concluiu a licenciatura e foi ordenado antes de partir para os Açores em 1966. Na ilha de São Miguel, onde permaneceu três anos, desenvolveu um pastorado de grande relevância. As suas qualidades intelectuais conduziram-no de forma natural, a uma intensa atividade ecuménica no contexto de uma sociedade onde alguns sectores mais progressistas, que o acolheram, começavam já a questionar um regime que dava claros sinais de rutura.

Regressa a Lisboa em finais da década de 60 e assume o pastorado da Igreja Evangélica Presbiteriana de Lisboa iniciando em simultâneo o cargo de Reitor e professor no Seminário Evangélico de Teologia. Foi ainda Pastor na Igreja de Algés e de Ajuda.
Posteriormente desempenhou o cargo de professor convidado na Universidade Lusófona, tendo a partir daí, dedicado o seu ministério à docência e ao Grupo Ecuménico de Carcavelos inspirado numa intenção de diálogo e de inclusão das mais diversas sensibilidades cristãs e não cristãs.

Deixou uma marca indelével em todos aqueles e aquelas que, pela sua excelência científica e pedagógica, tiveram o privilégio de conviver e aprender com ele ao longo de várias décadas e nos mais diferentes contextos.

O Pastor Dimas Almeida viveu intrínseca e intensamente o Ecumenismo demonstrando uma visão marcadamente transbordante face a qualquer circunscrição denominacional. Pela vida e obra que nos legou, tornou-se uma personalidade de referência, inspiradora e respeitada pelos que o conheceram, bem como pelas mais diversas sensibilidades cristãs e religiosas em Portugal.
Acima de tudo compreendeu a vastidão dos espaços onde indeclinavelmente todos nos encontramos e procurou nas palavras e nos silêncios, numa busca incessante, perscrutar o mais profundo do Ser.

À Susete, sua companheira de sempre, e aos seus filhos Célia e Paulo Almeida, as nossas mais sentidas condolências e a certeza de que, no final desta viagem, Deus o receberá na imensidão do seu Coração.

As exéquias fúnebres terão lugar na Igreja Evangélica Presbiteriana de Lisboa à Rua Tomás da Anunciação e o sepultamento seguirá para o Cemitério do Montijo.


P’la Direção
Paulo Medeiros Silva
Presidente da IEPP e Vice-Presidente do COPIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário