segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Águeda | Jornadas Europeias abordam “Património Inclusivo e Diversificado”

 Iniciativa vai decorrer a partir de amanhã e até domingo, dia 26 de Setembro, em vários locais

Património Inclusivo e Diversificado” é tema de fundo das Jornadas Europeias do Património que decorre em vários espaços, nomeadamente no Centro de Artes de Águeda (CAA), Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA) e no espaço exterior do antigo Instituto da Vinha e do Vinho, entre amanhã e o dia 26 de setembro.

A primeira ação, que integra o programa definido para estas jornadas, é a exposição “Por este Rio”, no exterior do antigo IVV, que exibe, a partir de amanhã e até domingo, alguns registos da história da canoagem em Águeda, iniciada na década de 70. Ao longo desta exposição, é possível reconhecer atletas como Belmiro Penetra, António Brinco, Rui Fernandes, António Monteiro, Sérgio Varela, Tiago Tavares e Hugo Costa, entre outros.

Para sexta-feira, às 21h30, no CAA, está agendado o concerto de Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés. Espetáculo comemorativo dos seus 60 anos, contará com os seus dois filhos, Vicente e Sebastião Santos, respetivamente nas teclas e bateria, bem como com Moz Carrapa, na guitarra, e Nuno Espírito Santo, no baixo.

No sábado, à mesmo hora, será a vez da Sinfonia Eroica / Orquestra Metropolitana de Lisboa subir ao palco do CAA, num concerto que contará com a direção do maestro aguedense Pedro Neves.

Na Sala Estúdio do CAA e no âmbito das Jornadas Europeias do Património, vai ficar patente, entre o dia 25 de setembro e até dia 24 de outubro, a exposição “Rapsódia de Linhas”, dos artistas Maria de Melo Sereno e Patrícia Reis Magalhães.

No CAA, destaque ainda para a exposição “Sobressalto”, da coleção Norlinda e José Lima, que está patente até 30 de janeiro de 2022, no Espaço Expositivo.

Propostas culturais na BMMA

A BMM, durante esta semana, desafia ainda a “Destacar e Valorizar o Local”, com uma proposta de rota pelo património cultural do concelho. No sábado, às 11 horas, no âmbito da ação “Porque hoje é sábado… Arco-íris de canções”, decorrerá a oficina de música para bebés e crianças, que será promovida por Cláudia Bastos e Edgar Manuel, da EducArte. Esta oficina, a que as famílias poderão assistir, pretende celebrar a infância através da música enquanto elemento imprescindível da sensibilidade da criança.

No domingo, na rubrica semanal na página de Facebook da BMMA, “52 livros, 52 domingos”, às 10 horas, será feita a promoção de autores locais e do património, com um grupo de livros que estão disponíveis para empréstimo na BMMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário