terça-feira, 28 de setembro de 2021

Marinha Grande | PARCERIA COM PARQUE DE DINOSSAUROS - ESTUDO DE PALEONTOLOGIA NO CONCELHO DA MARINHA GRANDE

 Plesiopharos moelensis virá para a Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um protocolo com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL) com vista à definição de modelos flexíveis de cooperação no domínio da paleontologia, tanto na exposição e divulgação do património paleontológico, como na sua investigação e conservação.
O acordo foi celebrado no dia 23 de setembro, entre a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e os representantes do Parque, Luís Rocha e Jorge Ferreira.

A presidente da Câmara justifica esta parceria com o facto do “território do município da Marinha Grande possuir um grande potencial fossilífero, tido como um dos mais importantes para o Jurássico Inferior de Portugal, nomeadamente com fósseis de diversos répteis marinhos já extintos”. Cidália Ferreira acrescenta que “o Município pretende desenvolver uma estratégia de defesa, salvaguarda e divulgação do património paleontológico do concelho”.
O protocolo tem também por base as referências da comunidade científica relativamente à abundância e diversidade de fósseis, na faixa costeira entre São Pedro de Moel e Água de Madeiros, que destacam um conjunto de arribas onde se observam registos fossilíferos de excecionalidade.
 
Alem disso, a descoberta recente (junto ao Farol de São Pedro de Moel) do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho que viveu no tempo dos dinossauros, o Plesiopharos moelensis.

A parceria prevê, entre outras ações, a realização de uma exposição temporária num espaço e data a designar; ceder à Câmara Municipal a oportunidade de preparação de fósseis de vertebrados oriundos do concelho da Marinha Grande no laboratório do PDL; acolher em projeto de estágio estudantes das instituições de ensino da Marinha Grande ou residentes na Marinha Grande; poder convidar um elemento do PDL para aconselhamento científico em questões ligadas ao Património Paleontológico do concelho ou à musealização de um Centro de Interpretação com área dedicada à Paleontologia.

O documento prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas no sentido de explorar e potenciar descobertas de novos fósseis, nomeadamente através da realização de escavações no concelho da Marinha Grande; promoção de ações conjuntas com vista à preservação do património natural paleontológico do concelho.

Outro dos objetivos passa pela promoção da paleontologia e dos achados do concelho, fazendo chegar a um público mais alargado e à comunidade escolar, o conhecimento do património paleontológico existente ou que venha a ser descoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário