terça-feira, 28 de setembro de 2021

Município de Alvaiázere lança Festival Internacional de curtas -metragens em homenagem a Fernando Lopes


O Município de Alvaiázere vai lançar na próxima sexta-feira, 1 de outubro, a partir das 20h00, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, o I Festival Internacional Fernando Lopes - AlvaiázereCine (FIFLAC) de curtas-metragens.

Com prémios até 4.000 euros, o FIFLAC terá inscrições abertas entre os dias 1 de outubro e 8 de Novembro de 2021, para curtas-metragens de ficção, animação, documentário e videoclips. O festival terá ainda uma categoria especial, que premiará curtas-metragens realizadas em ambiente de formação cinematográfica.
Este festival surge no âmbito da formação cinematográfica AlvaiázereCine, que teve início em fevereiro deste ano, com a participação de alunos de várias nacionalidades, nomeadamente Portugal, Brasil, Espanha e Itália, num total de 300 horas. Como consequência da referida formação, foram produzidas três curtas-metragens: “Trela”, “Máscara” e “Se és poeta…”, que serão exibidas na próxima sexta-feira no decorrer da apresentação pública do festival, que poderá ser acompanhada presencialmente na Casa Municipal da Cultura ou online, através do facebook e do youtube (links abaixo).
Os vencedores serão conhecidos no encerramento do FIFLAC, que irá decorrer entre 10 a 12 de dezembro, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere e online.

Os selecionados para o festival serão anunciados a partir de 29 de novembro, devendo cumprir as normas, que podem ser consultadas no documento em anexo. Refira-se que o FIFLAC presta homenagem a Fernando Lopes, um dos mais relevantes cineastas portugueses; natural de Maçãs de D. Maria, no concelho de Alvaiázere, este realizador foi protagonista na criação do movimento cineclubista português e um dos elementos fundamentais na criação do “novo cinema” em Portugal. Familiares de Fernando Lopes estarão presentes a fim de receberem a homenagem ao cineasta.

Mais informações poderão ser obtidas diretamente junto do diretor do FIFLAC e do AlvaiázereCine, Hirton Fernandes Júnior (telefone +351 926 474 226, e-mail alvaiazerecine@gmail.com) ou através de Paula Cassiano (telef.+351 236 650 711 e também pelo e-mail alvaiazerecine@cm-alvaiazere.pt).


Nenhum comentário:

Postar um comentário