quinta-feira, 28 de abril de 2022

Castelo de Paiva | FESTIVAL INVENTA APRESENTOU ESPECTÁCULO NO SALÃO MULTIUSOS DA FREGUESIA DE REAL. A Lanterna Mágica apresentado no Sábado

O Festival Inventa esteve de regresso a Castelo de Paiva no passado fim de semana, agora com um novo ciclo de espectáculos, sugerindo uma programação de performance visual musicada, apresentada em quintas e património edificado, envolvendo 4 artistas de 2 nacionalidades, num total de 8 apresentações públicas distribuídas por dois fins de semana.
Neste mês de Abril, o Ciclo de Perfomance Visual Musicada está em destaque na programação do Inventa, tendo sido realizado na noite do passado Sábado, um espectáculo em Castelo de Paiva, intitulado “ A Lanterna Mágica “, no Salão Multiusos Joaquim Gomes de Castro, em Real.
A multidisciplinariedade, os cruzamentos artísticos e os efeitos especiais revelam o potencial criativo da humanidade. Na etapa final desta viagem cronológica pela história da região, contada através da revisitação de locais patrimoniais transformados em espaços não convencionais de apresentação artística, chega-se à transdisciplinaridade. Surge assim uma programação de performance visual musicada, apresentada em quintas e património edificado do período barroco, envolvendo quatro artistas de duas nacionalidades, num total de oito apresentações públicas distribuídas por dois fins de semana.
A região do Douro, Tâmega e Sousa reveste-se de um enorme referencial histórico a valorizar, aliado ao desenvolvimento de estratégias culturais nas últimas décadas com ambição comum, dispersando-se por um território patrimonialmente rico, em termos naturais, arquitectónicos e culturais. Assim, a relevância desta parceria torna-se evidente ao potenciar o desenvolvimento de uma estratégia de programação transversal, em ligação activa com o património e a paisagem, apta a captar visitantes, turistas e potenciais “novos” habitantes para estes territórios.
A narrativa do desenvolvimento cronológico das actividades desta programação segue uma dramaturgia de (re)visitação da história do território, desde a sua origem – valorizando as paisagens naturais –, passando pela civilização e seu desenvolvimento técnico – destacando a diversidade patrimonial, e em especial dos períodos românico e barroco – e, por fim, encarar a actualidade e a civilização urbana nas suas características essenciais, promovendo valores de diversidade, integração e equidade, através da participação activa das comunidades nos projectos artísticos a desenvolver.
O Festival Inventa é um projecto promovido no âmbito da operação 'Cultura em Rede – Tâmega e Sousa', sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, sendo promotores a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota do Românico, e a Associação de Municípios do Baixo Tâmega.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário