quinta-feira, 28 de abril de 2022

SÃO PEDRO DE MOEL E PRAIA VELHA GALARDOADAS COM BANDEIRA AZUL

 
As praias de São Pedro de Moel e Praia Velha foram galardoadas com a Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), na sequência da candidatura apresentada pelo Município da Marinha Grande, que, há 23 anos, não concorria ao programa.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 28 de abril, em conferência de imprensa, pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, que felicita o Município da Marinha Grande “pelo excelente desempenho na época balnear de 2021, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas Praias e solicita o mesmo empenho na época balnear de 2022”.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, congratula-se “com a atribuição da Bandeira Azul a São Pedro de Moel e Praia Velha, na sequência da nossa decisão de voltar a formular a candidatura a este programa, o que não acontecia há 23 anos. Trata-se de uma distinção importante do ponto de vista ambiental e turístico, que avalia critérios como natureza ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental”.

Aurélio Ferreira justifica a decisão de candidatura com o “reconhecimento público deste programa, que confere notoriedade deste símbolo de qualidade atribuído anualmente às praias que cumprem vários e exigentes requisitos, tornando-se, um galardão de referência, para as estratégias concelhias de sustentabilidade ambiental, com impacto direto na qualificação dos territórios”.

O presidente Aurélio Ferreira acrescenta que, “em função do resultado obtido com as duas primeiras praias candidatadas, para a época balnear de 2022, é objetivo do Município desenvolver ações, para que nos próximos anos possa candidatar as restantes praias do concelho (Praia da Vieira e Pedras Negras), com critérios de elegibilidade, ao Programa Bandeira Azul”.

O Júri Nacional decidiu, por unanimidade, submeter e recomendar as duas praias do Município da Marinha Grande ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2022 que, após avaliação final, aprovou as duas candidaturas da Marinha Grande.

Para este ano, das quatro águas balneares monitorizadas pela Administração da Região Hidrográfica do Centro (São Pedro de Moel, Praia Velha, Pedras Negras e Paia da Vieira), a Câmara Municipal candidatou as duas praias para as quais se considerava haver condições de elegibilidade para a próxima época balnear de 2022, para o cumprimento dos 19 critérios obrigatórios do Programa Bandeira Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário