quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Arouca acolhe comemorações nacionais do Dia Internacional da Juventude 2022

No dia 12 de agosto, entre as 18h00 e as 20h00, as piscinas exteriores do Complexo Desportivo de Arouca acolhem as celebrações do Dia Internacional da Juventude, com o DJ Set “Juventude em Festa”. O objetivo do evento passa por dar a conhecer aos jovens as associações juvenis locais, apresentando as ideias, dinâmicas e iniciativas que estas têm vindo a propor, ano após ano, junto da sociedade civil arouquense.
 
A ação pretende, como é habitual, assinalar o potencial transformador dos jovens, permitindo a oportunidade de integrar as suas vozes, ações e iniciativas, bem como, defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os enormes desafios com os quais a Humanidade se depara.
 
“Com esta celebração procuramos promover o trabalho que as nossas associações juvenis têm feito ao longo dos últimos anos, mantendo assim o foco na participação ativa dos jovens na construção do futuro de Arouca, pois é deles que se farão os próximos tempos”, adianta a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém. “Contámos ainda com o contributo dos Conselheiros Municipais da Juventude na criação do programa que delineámos para assinalar a efeméride”, remata a edil.
 
Em ambiente de festa, ao longo de todo o dia, os jovens entre os 16 e 35 anos poderão usufruir gratuitamente das piscinas exteriores do Complexo Desportivo Municipal de Arouca, bem como visitar o Museu Municipal e o Mosteiro de Arouca, este último com entrada livre dos 12 aos 29 anos.
 
Este ano o tema das comemorações centra-se na “Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades» e abre espaço para atividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações. A solidariedade entre as gerações é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Promover relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas por forma a garantir que «ninguém fique para trás» é o mote.
 
O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto por resolução da Assembleia Geral da ONU, assinalando o potencial transformador da juventude, tendo como objetivo consciencializar sobre a importância do exercício de uma cidadania jovem e realçando a importância da juventude para o desenvolvimento social e económico das regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário