quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Proença-a-Nova | Animação dos espaços balneares reforçada com música, ciência e tigelada em agosto

 

O programa de animação de verão do Município de Proença-a-Nova será reforçado durante o mês de agosto com iniciativas que vão levar música, ciência e tigelada aos espaços balneares, já a partir desta sexta-feira, 5 de agosto. No âmbito do projeto Beira Baixa Cultural 2.0, cofinanciado pelo Programa Regional CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, as rotas animadas vão dar a conhecer aos participantes as principais espécies de fauna e flora em cada um dos locais bem como o património construído e imaterial das aldeias mais próximas, com o Centro Ciência Viva da Floresta a ser responsável pela vertente científica destas rotas. Tudo a acompanhar com música em forma de sunset em cada uma das praias fluviais: Aldeia Ruiva (dia 5 de agosto, 18h30), Alvito da Beira (6 de agosto, 17h30), piscina de S. Pedro do Esteval (7 de agosto, 17h30), Cerejeira (13 de agosto, 17h30), Malhadal (14 de agosto, 17h30), piscina da Pedra do Altar (19 de agosto, 18h30) e Fróia (27 de agosto, 17h30).

Paralelamente, nestas datas e locais haverá degustação de tigelada, uma iniciativa que tem como objetivo promover o Festival da Tigelada que decorrerá em 20 restaurantes do concelho diariamente de 12 a 28 de agosto. Junto à “amarelinha”, como é conhecida a carrinha que o Município utiliza em diversas ações de divulgação, vai ser dado a provar o doce mais característico da gastronomia do concelho, vão ser entregues ofertas no jogo da roleta e ainda a receita com convite para visitar a restauração do concelho durante o Festival: consumir tigelada nestes dias garante a possibilidade de ganhar diversos prémios, a sortear durante a primeira semana de setembro de entre os cupões que forem preenchidos e entregues nos restaurantes aderentes.

Para além das datas já referidas para as rotas animadas do projeto Beira Baixa Cultural 2.0, que coincidem com a promoção da tigelada, a “amarelinha” estará ainda no Centro Ciência Viva da Floresta no dia 20 de agosto (em horário a definir), e em Sobral Fernando, no dia 21 de agosto, junto dos participantes do passeio pedestre “Por água abaixo” que se realiza na manhã desse domingo. No dia 27 de agosto, a partir das 9h00, a promoção ao festival será feita no Mercado do Cá Se Faz (no Mercado Municipal de Proença-a-Nova) e, da parte da tarde, na Praia Fluvial da Fróia, encerrando assim a promoção da tigelada. A Fróia receberá ainda nos últimos três fins de semana de agosto (dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28) um insuflável de água na piscina infantil.

Os restaurantes que aderiram ao Festival da Tigelada e onde é possível comer tigelada de 12 a 28 de agosto são: A Catraia, A Gruta, A Rotunda, Cafetaria Spítimou; Casa Ti’ Augusta, Churrasqueira Sobreirense, Despensa-a-Nova, Devesa, Noite e Dia, O 29, O Gostinho da Aurora, O Pereira, Os Amigos, Pizzaria Ti-Zé, Restaurante Bar da Fróia, Rosa, Suites do Pinhal, Zona Balnear do Alvito da Beira, Täscá Aldeia Ruiva e Täscá Proença-a-Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário