quarta-feira, 19 de abril de 2023

Marinha Grande | JUDO PELA INTEGRAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 Decorreu na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, no Judo Clube da Marinha Grande, a iniciativa “Todos ao TATAMI - Judo4All”, que evolveu 34 utentes de cinco instituições e teve como objetivo o desenvolvimento de competências motoras, pessoais e sociais de pessoas com deficiência com recurso ao desporto.
Trata-se de uma parceria da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande com o clube de Judo,  inserida no calendário de atividades para 2023 dos Intercentros Zona Centro, que foi presenciada pela vereadora do desporto da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro; pela presidente da APPACDM, Ivone Henriques; e técnicos das várias instituições envolvidas.
Desde 2013, que a participação da APPACDM é regular e ativa, tendo já realizado diversas atividades dentro desta dinâmica de interação com as instituições parceiras. Depois de dois anos de interregno nas atividades, os encontros intercentros voltaram a acontecer e esta atividade foi o pontapé de saída para o calendário de 2023.
Os encontros Intercentros têm por missão promover a acessibilidade, potenciar o trabalho em rede e capacidade instalada, a redução de barreiras à participação, a experimentação e exploração das condições e potencialidades das práticas informais para pessoas com deficiência, podendo envolver diretamente as famílias, bem como, os trabalhadores das organizações e a comunidade em geral.
Este modelo de boas práticas constitui-se como uma ferramenta de sensibilização promotora do combate ao preconceito da incapacidade em condições de igualdade de oportunidades e de segurança, para uma plena integração e participação perante os demais cidadãos.

Participam nos encontros Intercentros: CERCILEI (Leiria), CEERDL (Caldas da Rainha), CERCIPENICHE, CERCINA (Nazaré), CERCICAPER (Castanheira de Pêra), APPACDM Marinha Grande, CERCIPOM (Pombal), APPACDM Soure, OASIS (Leiria) e CEERIA (Alcobaça) e a Santa Casa da Misericórdia de Alvorge.


Nenhum comentário:

Postar um comentário