quarta-feira, 19 de abril de 2023

“Ficheiros Secretos em Palco” de Luís Osório na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz

 A Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 22 a 30 de abril e estará aberta ao público no Parque da Cidade das 14h às 21h durante a semana e no dia feriado e das 14h às 22h ao fim de semana. A abertura oficial realiza-se no sábado, dia 22 de abril, pelas 17h30, com a presença do escritor e jornalista Luís Osório.

Às 18h decorre a apresentação do livro “Frederico e Constantina”, da autoria da artista plástica, escritora e ilustradora Ana Rita Janeiro, a partir da atividade “Uma Casinha de Ratos”, com uma sessão para as famílias em que as crianças vão receber um ratinho em madeira. Pelas 21h30, o auditório municipal recebe Luís Osório para apresentar os “Ficheiros Secretos em Palco”.
 
Luís Osório lançou em 2021 o livro “Ficheiros Secretos” e agora convoca para o palco fantasmas e memórias de personagens que marcaram a história recente de Portugal. Em Reguengos de Monsaraz, o escritor vai contar uma parte da história de Carmen Garcia, enfermeira, autora do blog A Mãe Imperfeita e cronista no jornal Público, que vai estar na plateia para ouvir Luís Osório. O bilhete para este espetáculo custa 5 euros e pode ser adquirido antecipadamente no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz e no próprio dia no auditório municipal.
 
No dia 23 de abril, pelas 17h30, realiza-se no Parque da Cidade uma oficina de ilustração com Carla Antunes, seguindo-se meia hora depois a apresentação do livro “O Herdeiro de Monsaraz”, de Diana Vieira, o primeiro livro da trilogia “A Sombra da Terra”, um romance histórico passado no século XIV em Portugal. Às 18h30 atua o Ensemble de Saxofones da Sociedade Filarmónica Corvalense.
 
Na segunda-feira, dia 24 de abril, o programa da Feira do Livro integra às 10h as sessões de contos “Conta, Conta”, com Rita Caeiro, e “Livro a Livro”, com Rita Sales, que serão repetidas pelas 11h15 e 14h15. Os alunos do 12.º ano do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz vão declamar às 17h30 alguns poemas de Eugénio de Andrade, meia hora depois atua o Grupo de Sevilhanas Corazón Flamenco e pelas 22h sobe ao palco do auditório municipal o grupo Zanguizarra.
 
Na terça-feira, o grupo Amigos do Guadiana vai cantar às 17h na Praça da Liberdade e pelas 18h decorre o lançamento do livro “Telha-Vã”, de Luís Filipe Marcão, no Parque da Cidade. No dia seguinte, a programação da Feira do Livro abre às 10h com uma nova apresentação do livro “Frederico e Constantina”, de Ana Rita Janeiro, que será repetida às 11h15 e pelas 14h15.
 
A partir das 17h30, alunos do 7.º e do 9.º ano do agrupamento de escolas vão declamar poemas musicados de Eugénio de Andrade. “Conversas Imperfeitas” é o tema da sessão que Carmen Garcia, autora do blogue Mãe Imperfeita, vai apresentar às 17h45, seguindo-se pelas 18h30 a atuação do Coro da Universidade Túlio Espanca, dirigido por José Pepo.
 
No dia 27 de abril, a Feira do Livro vai ter às 10h uma oficina de ilustração com Carla Antunes, que será repetida às 11h15 e pelas 14h15. Também às 10h haverá mais uma apresentação do livro “Frederico e Constantina” e pelas 17h30 decorre a representação de excertos do livro “Os Maias”, de Eça de Queiroz, por alunos do 11.º ano do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. Segue-se às 17h45 a apresentação do livro “Nunca Pares”, de Emanuel Mendes, onde descreve a sua experiência ao longo dos caminhos de Santiago e de Fátima e pelas 18h30 haverá danças urbanas pela Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense.
 
Na sexta-feira, dia 28 de abril, às 10h haverá um encontro com a escritora Rute Fernandes, autora do livro “Fantásticas Férias no Alqueva”, que terá uma segunda sessão às 11h15. Pelas 14h realiza-se uma oficina de ilustração com Carla Antunes e às 17h30 os alunos do 7.º ano do agrupamento de escolas vão declamar poemas de Eugénio de Andrade. O centenário do nascimento de Eugénio de Andrade vai ser evocado às 17h45 por Paula Mendes Coelho, professora da Universidade Aberta, e pelas 18h30 atua o Ensemble de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Corvalense.
 
No sábado, às 15h, realiza-se uma oficina de escrita criativa online por Margarida Pereira Martins, docente do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, que vai falar sobre free writing, um tipo de escrita que ajuda a desbloquear ideias e que desenvolve a fluidez da prática da escrita. O filme “Guerra”, de José Oliveira e Marta Ramos, vai ser exibido a partir das 17h no auditório municipal, uma longa metragem que aborda o stress pós-traumático e os silêncios dos ex-combatentes da Guerra Colonial.
 
Segue-se às 17h30 uma sessão de contos com Bru Junça, pelas 17h45 uma oficina de origami com Francisco Ramalho e às 18h a apresentação do livro “Aurorae”, de Raúl Caeiro. Pelas 18h30 vai ser apresentada a Escola de Música e atua o Ensemble de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.
 
O programa do último dia da Feira do Livro, 30 de abril, integra às 17h30 uma oficina de origami de Francisco Ramalho, meia hora depois o humorista Jorge Serafim vai contar “Histórias de Pais e Filhos” e às 18h45 haverá dança contemporânea pela Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense. A fechar a Feira do Livro, o autor, contador de histórias e comediante Jorge Serafim apresenta às 21h30 o espetáculo “Rir para Pensar”, no auditório municipal. O bilhete para este espetáculo custa 3 euros e pode ser adquirido antecipadamente no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz e no próprio dia no auditório municipal.
 
A Feira do Livro vai ter patente a exposição “Nas Palavras de Eugénio de Andrade” sobre a vida e obra do autor para assinalar o centenário do seu nascimento.
 
 Carlos Manuel Barão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário