quarta-feira, 19 de abril de 2023

Jovem resgatada do mar no Algarve teve alta hospitalar

A jovem que esteve 20 horas à deriva no mar, Érica Vicente, teve alta do hospital de Faro esta manhã, confirmou a SIC. Deu entrada no domingo com queimaduras de 1º grau e elevado estado de hipotermia e desidratação.


A jovem desapareceu cerca das 20:00 de sábadoempurrada pelo vento, quando se deslocava numa prancha de paddle na praia do Coelho, em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António.
Foi encontrada com vida mais de 20 horas depois, cerca das 18:00 de domingo, a 25 milhas (cerca de 46 quilómetros) a sul de Vila Real de Santo António, por um navio mercante que navegava a caminho de Tânger, em Marrocos.
Um helicóptero da Força Aérea Portuguesa foi enviado para recolher a jovem, que se encontrava num elevado estado de hipotermia, tendo sido depois transportada para o Hospital de Faro.
À chegada ao hospital, o diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), Horácio Guerreiro falou aos jornalistas junto à urgência de Pediatria do Hospital de Faro,
"A rapariga está algo prostrada, como é natural, depois de tanto tempo sem alimentação, exposta ao sol e com stress, mas está bem, está estável, não está desidratada. Tem manifestações de prostração, está sonolenta e com algumas dores a nível muscular, e cutâneas, mas não tem lesões graves", afirmou, explicando que a jovem estava no Serviço de Observação de Pediatria acompanhada pela mãe e consciente, embora pouco comunicativa.
No dia seguinte, segunda-feira, o diretor clínico disse que a resiliência da jovem era “surpreendente” e que os médicos estavam otimistas.
“Nesta fase, o sensível é ver se a função renal se mantém. Se há problemas ao nível da função cerebral com a hidratação”, explicou o diretor clínico.

SIC Notícias
Imagem: Postal do Algarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário