quarta-feira, 19 de abril de 2023

Espetáculo decorre a 22 de abril. Sinfonia pela Paz, da autoria de quatro compositores europeus, tem estreia marcada para o Multiusos de Febres

 

Sin+Fonia pela Paz é uma obra conjunta dos maestros Francisco Manuel Relva Pereira, de Portugal, Makris Charalampos, da Grécia, Francisco José Rosal Nadales, de Espanha, e Ilio Volante, de Itália, estando a sua estreia agendada para o próximo dia 22 de abril, no concerto que as bandas filarmónicas de Lares e Santana vão realizar no Pavilhão Multiusos de Febres.

Integrado na programação cultural das comemorações do 49.º Aniversário do 25 de Abril no concelho de Cantanhede, o espetáculo terá ainda a participação de instrumentistas da Banda Ressurreição e da União de Músicos de Mira, do Coro das Pequenas Vozes de Febres e ainda dos bailarinos Renata Costa e Rui Cadima, do acordeonista Pedro Torres e do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede.
Sin+Fonia pela Paz é a segunda experiência conjunta dos compositores, na sequência da
Suite 2020
que desenvolveram a propósito da pandemia de Covid-19 precisamente no ano em que a crise sanitária eclodiu com grande força em todo o Mundo. A nova peça orquestral mantém o espírito beneficente da primeira, mas o mote é agora a Guerra na Ucrânia, pelo que as receitas que vierem a ser geradas com os espetáculos a realizar com a sua interpretação serão canalizadas para o apoio ao povo ucraniano.
Tal como em 2020, o projeto conta com o apoio do Município de Cantanhede, a quem a composição foi disponibilizada para ser distribuída às filarmónicas do concelho.
A partitura foi entregue pelo maestro Francisco Manuel Relva Pereira, em nome de todos os autores, à presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, numa sessão em que estiveram também presentes o vice-presidente da autarquia cantanhedense, Pedro Cardoso, o vereador da Câmara Municipal de Mira, Tiago Cruz, a presidente da Sociedade Musical Recreativa Instrutiva e Beneficente Santanense, Marta Ângelo, a presidente da Direção da Sociedade de Instrução e Recreio de Lares, Fernanda Santos, a presidente da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, Susana Oliveira Monteiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, Vítor Manuel Alemão.
Na ocasião, Helena Teodósio manifestou a sua “satisfação por um compositor do concelho de Cantanhede integrar este projeto assente no forte espírito de solidariedade para com as vítimas da guerra sem sentido que está a ser travada no território da Ucrânia”.
A autarca felicitou os autores da Sin+Fonia pela Paz destacando “o trabalho de intercâmbio ao serviço de uma causa que tem o incondicional apoio de todos quantos acreditam na justiça e no respeito pelos direitos humanos”, destacando “o facto de a iniciava ter expressão pública no âmbito do trabalho em rede do Município de Cantanhede com os vizinhos de Mira e Figueira da Foz. À semelhança de outras iniciativas já realizadas, nos domínios do teatro, da música ou da dança, esta é uma boa forma de projetar a cultura numa perspetiva intermunicipal, dando assim maior escala ao que de melhor existe nos municípios ao nível da atividade cultural”, sublinhou a líder do executivo camarário cantanhedense.
Por seu lado, o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, destacou “a vocação humanista dos compositores da Sin+Fonia pela Paz ao terem investido o seu talento e criatividade numa obra musical que nos convoca a todos a lutar pelo imperativo ético que é a Paz, condição para a convivência harmoniosa da humanidade e um verdadeiro desenvolvimento”. O autarca sublinhou ainda “a relevância da música enquanto linguagem universal que serve os propósitos de uma cultura baseada nos valores da democracia, da justiça e da solidariedade entre os povos”.
Já o vereador da Câmara de Mira, Tiago Cruz, elogiou o trabalho em rede dos municípios em prol da cultura, enquanto os autarcas de freguesia e os presidentes das bandas filarmónicas envolvidas destacaram a importância das coletividades participarem em projetos inovadores.
Na sessão interveio ainda o maestro Francisco Relva Pereira, que agradeceu ao Município de Cantanhede todo o apoio e a pronta disponibilidade para acolher a estreia mundial da Sin+Fonia pela Paz e manifestou “o mais vivo reconhecimento às demais autarquias parceiras, bem como aos músicos e às coletividades que estão envolvidas na sua apresentação pública”.
O também compositor explicou que a ideia da obra surgiu em sua casa, no encontro que teve em 2022 com Makris Charalampos, Ilio Volante e Francisco José Nadales, “aquando da apresentação da estreia de Suite 2020, encontro esse em que decidimos responder afirmativamente ao repto que nos foi lançado para elaborarmos uma composição inspirada na paz mundial, tendo como referência a guerra na Ucrânia”.
Francisco Relva Pereira afirmou ainda que “a motivação deste grupo de amigos constituído como um grupo de música para o povo (Musica pro Populo) é apenas a de partilhar com o mundo, com os povos, as suas criações, esperando que as suas composições sejam interpretadas pelo maior número possível de formações musicais”.
Depois do concerto de Sin+Fonia pela Paz no Pavilhão Multiusos de Febres, em 22 de abril, as bandas filarmónicas de Lares e Santana, juntamente com todos os intervenientes nesse espetáculo de estreia, vão interpretar a peça em Santana, na Freguesia de Ferreira-a-Nova, no concelho da Figueira da Foz, no dia 23 de abril, e em Mira, no dia 25 de abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário