quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Município de Lagos homenageou memória do Infante D. Henrique

O município de Lagos voltou a prestar homenagem à memória do navegador Infante D. Henrique, numa cerimónia que celebrou os 555 anos sobre a sua morte, realizada no passado dia 13 de novembro, na praça com o seu nome.
Considerando a importância e a relevância histórica, em particular na fase Henriquina dos Descobrimentos Portugueses (1415-1460), bem como a sua ligação a Lagos, a autarquia voltou, este ano, a organizar um programa relembrando os 555 anos sobre a sua morte, que pretendeu “valorizar a vida e obra de D. Henrique, enquadrando-o historicamente e no contexto social, político e religioso, mas igualmente dar destaque aos vários aspetos do património material existente em Lagos ou com alguma relação a esse período do séc. XV”.
A cerimónia protocolar contou com a participação de uma secção de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, e com a presença do capitão-de-mar-e-guerra Paulo Manuel José Isabel, comandante da Zona Marítima do Sul, como representante da Marinha Portuguesa, e que se associou mais uma vez mais à celebração desta efeméride.
Vários foram os convidados que também estiveram presentes neste tributo que decorreu junto à estátua do navegador. Igualmente presentes estiveram alunos dos 4.º e 9.º anos, que participaram em diversas atividades didáticas.
Depois de prestada a homenagem à memória do Infante, com a deposição de uma coroa de flores, usou da palavra o capitão do Porto de Lagos, comandante Pedro Miguel Carvalho Pinto, que destacou o Infante como “uma figura que devemos ter sempre como referência”.
“O nosso futuro está indiscutivelmente ligado ao mar”, disse, acrescentando que “esta ligação ao mar pode contribuir, de forma decisiva para o desenvolvimento e promoção da cidade de Lagos, assim a saibamos manter”.
Por seu turno, a presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, iniciou a sua alocução relembrando que mais uma vez a autarquia decidiu prestar esta homenagem “singela e simbólica, mas muito importante, e que deveremos repetir todos os anos”.
Recordando que foi a figura ímpar do Infante D. Henrique que “sonhou e projetou a era dos Descobrimentos Portugueses que transformaram Portugal num grande império”, a autarca referiu que entende como “obrigação dos lacobrigenses prestar anualmente esta homenagem a alguém que tanto trouxe a Lagos e ao mundo”.
O programa das comemorações contou ainda com uma visita guiada aos vestígios do património quatrocentista da cidade de Lagos e uma conferência subordinada ao tema «O Infante D. Henrique e os Descobrimentos», que decorreu no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho, e que encerrou o ciclo de conferências «600 anos da Tomada de Ceuta».


07:10 quinta-feira, 19 novembro 2015       



Nenhum comentário:

Postar um comentário