quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

NUVEM DE PÓ SOBRE PORTUGAL VÊ-SE DO ESPAÇO E É CULPA DOS VENTOS DO DESERTO


 
Tim Peake / Twitter
Astronauta Tim Peake captou do espaço uma nuvem de poeiras sobre Portugal e Espanha.
O astronauta britânico Tim Peake, em missão na Estação Espacial Internacional, revelou ao mundo uma imagem captada do espaço que mostra Portugal e Espanha cobertos por uma nuvem de pó.
Este fenómeno natural é provocado pelos ventos do Norte de África, vindos das regiões áridas do deserto, e sente-se desde domingo, 21 de Fevereiro, no Sul da Europa, com destaque para a Península Ibérica.
A imagem do astronauta Tim Peake, em missão na ISS desde 15 de Dezembro, tem feito sucesso no Twitter, mas é um reflexo negativo da existência de poeiras em suspensão que afectam a qualidade do ar.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alerta que esta “massa  de  ar  com  origem  no  Norte  de África, transportando  na  circulação  partículas  e  poeiras  em  suspensão“, afectará especialmente a qualidade do ar nas regiões do Algarve, do Alentejo, de Lisboa e Vale do Tejo, do Centro, do interior norte e da Madeira.
Ao longo desta terça-feira, “a influência da massa de ar nas concentrações de partículas irá diminuir gradualmente de intensidade, devido à previsão de alterações das condições meteorológicas”, salienta ainda a APA.
Assim, na quarta-feira deverão restar poucos vestígios desta nuvem de pó.
Este fenómeno natural é recorrente na Primavera e no Verão, quando também são mais visíveis as complicações em termos de qualidade do ar.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário