quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

360º - Alguém pode impedir Trump de chegar à Casa Branca?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Nas primárias dos EUA, Trump somou a terceira vitória consecutivaNo caucus dos republicanos no Nevada, o polémico empresário voltou a deixar os adversários a larga distância. Ted Cruz e Marco Rubio já só têm uma oportunidade, a próxima super terça-feira, onde se votará em múltiplos estados. Por isso o Tiago Palma pergunta: alguém pode impedir Trump de chegar à Casa Branca? A CNN acha que não.

Por cá, notícia de mais bolsas no Superior: no ano letivo 1990/91 não chegavam a 11 mil, em 2014/15 eram já mais de 63 mil. Feitas as contas pela Marlene Carriço, o número de bolseiros sociais mais do que quintuplicou nestes últimos 25 anos.

A Amnistia Internacional divulgou o seu relatório anual. Violência abusiva pelos polícias, discriminação e violência contra as mulheres têm manchado o cumprimento dos direitos humanos em Portugal. Mas há vitórias.

Em Cuba, morreu o irmão mais velho de Fidel Castro.

No Reino Unido, a ameaça do Brexit pode levar a libra para níveis de 1985

Da agenda de hoje:
  • O IGCP lança um leilão de recompra de títulos do Tesouro para enviar um sinal ao mercado, após um agravamento dos juros, até nos prazos curtos.
  • O colégio da Comissão Europeia vai debater as conclusões dos relatórios por país ('country reports') no quadro do semestre europeu de coordenação de políticas económicas. O que no caso de Portugal inclui uma análise aprofundada aos desequilíbrios macroeconómicos.
  • O Sp. Braga joga em casa com os suíços do Sion e é a equipa portuguesa melhor qualificada para continuar em frente na Liga Europa.
Debate do Orçamento do Estado
O Orçamento foi, sem surpresas, aprovado na generalidade e com direito até a banda sonora. Dos doisprimeiros dias de debate, o que ficou? Quatro sinais, três 'nãos' e uma garantia de António Costa, responde a Helena Pereira, que traça o roteiro para o futuro.
A primeira discussão na especialidade cabe à Segurança Social. Será esta tarde e em cima da mesa estarão abono de família, atualização de pensões e ainda a TSU, antecipa a Liliana Valente.

E, claro, o tema esperado. Mário Centeno admitiu uma reestruturação de dívida "em termos europeus". Mas os investidores ignoraram, até porque isso já aconteceu em 2013, pela mão de Vítor Gaspar, lembra o Edgar Caetano.

Foi o sub-debate dentro do debate. Como seria o OE do anterior governo? Mais ou menos impostos? Cortes na Segurança Social? O Miguel Santos tenta responder.

Outras respostas. Como foi a discussão do Orçamento português no Conselho Europeu? As atas, agora conhecidas, não deixam dúvidas. Vários comissários de Juncker quiseram chumbar o documento e avisaram que vêm aí multas se o Governo não passar das palavras aos atos.

Marcelo vai falar ao país antes de promulgar o OE.

Informação relevanteUma pequena reviravolta em Espanha ainda que sem efeitos práticosO PSOE aceitou as cinco reivindicações do Ciudadanos e anunciou um acordo de legislatura com o partido de centro direita. Acordo de intenções ou teoria dos jogos, chama-lhe o El Pais. Audaz e transversal, adjetiva Pedro J. Ramirez no El Español. Um reino de fantasia, segundo o El Mundo. Tudo porque a 'geringonça' dos nossos vizinhos ainda está longe de funcionar. Precisa do apoio do Podemos, que recusa. E da abstenção do PP, que votará contra.
A primeira promessa será a última a ser cumprida? Sete anos depois, Barack Obama submeteu esta terça-feira ao Congresso a proposta para encerrar a prisão militar de Guantánamo. Mas dificilmente será aprovada. O NYT explica porquê.
Há mesmo pesticidas, herbicidas e dioxinas nos pensos higiénicos e nos tampões? A acusação partiu de uma agência francesa de defesa do consumidor e a Vera Novais foi ver o que se passa e tirar dúvidas.
Outros problemas, outros produtos. A Mars teve de retirar vários chocolates do mercado em 55 países, Portugal incluído, depois de um consumidor ter descoberto "um pequeno pedaço de plástico". O caso e a história da marca centenária do chocolate de que todos falam, pela Ana Cristina Marques.

Uma multa inédita. Ou melhor, muitas. Cavaco Silva, Manuel Alegre, Fernando Nobre, Francisco Lopes e José Manuel Coelho foram condenados ao pagamento de coimas por irregularidades nas contas das campanhas das presidenciais de 2011, segundo um acórdão do Tribunal Constitucional.
O julgamento do caso que opõe Bárbara Guimarães a Manuel Maria Carrilho vai mesmo parar. Depois da apresentadora e do Ministério Público terem contestado a juíza por declarações inaceitáveis, a própria, Joana Ferrer, pediu escusado processo. Vai ser preciso substitui-la.
 
Os nossos Especiais
Orlando Figueira tinha em mãos casos envolvendo várias figuras importantes de Angola, mas pediu para deixar o DCIAP. Nunca quis dizer o que ia fazer, mas soube-se que tinha passado a trabalhar com quem antes investigava. Ontem foi detido por suspeitas de corrupção: terá arquivado processos importantes a troco de dinheiro, um deles envolvendo o vice presidente angolano Manuel Vicente. A história de um procurador caído em desgraça e dos crimes que cometeu contada pela Sónia Simões e pelo Luís Rosa.
No dia em que vão ser conhecidos os resultados do Novo Banco, o Edgar Caetano preparou um trabalho que explica um dos grandes problemas do filho bom do BES: as obrigações 'senior' que o Banco de Portugal protegeu e estão a negociar a 70% do valor. Apesar das garantias de que não haverá mais perdas, os especialistas duvidam. O título é sugestivo:"Novo Banco e a 'dívida senior': Gato escondido de água fria tem medo".

Chama-se "O Sexo Inútil", chega hoje às bancas e a sua autora é Ana Zanatti. Mas é muito mais que mais um livro. São 500 páginas de cartas, e-mails e mensagens de pessoas em sofrimento “com dificuldades em lidarem com a sua orientação sexual” que a atriz foi guardando. Em entrevista à Catarina Marques Rodrigues, ela própria se confessa:"Já perdi trabalho por ser quem era".

Notícias surpreendentes
Nos últimos filmes de ação, têm sido elas as heroínas. O Eurico de Barros explica porquê e escolhe seis atrizes que vão estar em destaque nos Óscares. São duronas, aviso já.

Era uma lenda primeiro, uma memória de infância depois e agora uma realidade única. Um geólogo contou, na primeira pessoa, numa conferência TED, como encontrou o mítico rio fervente na Amazónia, um fenómeno difícil de explicar por qualquer especialista. Graças ao avô e a uma tia.  

Procura-se médico para trabalhar do outro lado do mundo, oferecem-se boas condições. É mesmo verdadeiro e apelativo este anúncio de emprego para Tokoroa, na Nova Zelândia, com um salário de 240 mil euros anuais e fins de semana garantidos, mas há quatro meses que ninguém responde. O desespero do único médico local pode contudo estar a chegar ao fim. O Diogo Pombo recebeu curriculuns de interessados.

Ainda do outro lado do mundo, esqueça a competição pelo edifício mais estranho na China. Os arquitetos arrojados talvez tenham de ir pedir emprego a outro lado porque o governo chinês proibiu construções bizarras como esta.




Com o norte do país sob alerta de neve, agasalhe-se, beba um chá quente e não deixe os dedos congelar porque precisa clicar no Observador para se manter a par de toda a informação. 

Tenha um feliz e produtivo bom dia!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário