sábado, 1 de outubro de 2016

Portugal tem mais do dobro dos idosos que tinha há 40 anos

Resultado de imagem para Portugal tem mais do dobro dos idosos que tinha há 40 anos
São agora mais de dois milhões. Nos anos 70, eram cerca de 830 mil. No caso concreto das pessoas com mais de 80 anos, o país tinha, em 2015, cinco vezes mais do que em 1971.
A informação é da Pordata e marca o Dia Internacional do Idoso, que se assinala este sábado. Outros dados recolhidos por este base de dados, demonstram que a pensão mínima de velhice é hoje apenas mais três euros do que há 40 anos, descontando a inflação, sendo Portugal o terceiro país da União Europeia com mais idosos a viverem sozinhos.
Os números traçam um retrato da população mais velha em Portugal, feito pelo portal estatístico Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, a propósito do Dia Internacional do Idoso, que se assinala hoje.
Dizem por exemplo que a atual pensão mínima de velhice e invalidez, de 262 euros, é muito superior aos 08 euros de 1974, mas que descontando a inflação os idosos do regime geral da segurança social recebem hoje apenas mais 03 euros do que há 40 anos.
Relativamente ao número de pessoas que vivem sozinhas, 53% têm 65 ou mais anos. Na União Europeia só a Croácia e Malta têm mais idosos a viver sozinhos do que Portugal. A média europeia é de 40% e do outro lado da tabela está a Suécia, onde só são idosos 14 por cento de todos os agregados domésticos unipessoais.
Quanto à taxa de emprego, esta vai baixando à medida que as pessoas vão ficando mais velhas. Em 2015 era de 80% entre os 25 e os 44 anos, descia para 76% entre os 45 e os 54, e descia para 50% entre os 55 e os 64 anos.
Portugal é o oitavo país da União Europeia com mais pessoas idosas em situação de carência económica ou de bens duradouros. São 10 por cento dos mais velhos na lista dos 28, encabeçada pela Bulgária, com 40 por cento de idosos em situação de privação severa.
A este quadro junta-se o acentuado envelhecimento da população. Há 30 anos os pensionistas e reformados eram uma em cada quatro pessoas ativas e hoje são praticamente uma em cada duas pessoas ativas.
Hoje, aos 65 anos, as mulheres podem esperar viver, em média, mais 21 anos e os homens mais 17 anos.
O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela ONU em 1991 para sensibilizar o mundo para as questões relacionadas com o envelhecimento e a proteção dos mais velhos.
PSD defende criação de um Plano Nacional de Ação para o Envelhecimento Positivo
Para assinalar o Dia Internacional do Idoso, o grupo parlamentar do PSD já fez chegar ao parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo a aprovação e a implementação de um Plano Nacional de Ação para o Envelhecimento Positivo.
Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário