segunda-feira, 29 de agosto de 2016

360º - Uma bomba em Bruxelas e o julgamento de Dilma em Brasília

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Uma bomba explodiu esta madrugada no Instituto de Criminologia, na zona norte de Bruxelas. Os atacantes (não se sabe se um ou mais) derrubaram três barreiras com um carro e provocaram depois a explosão. Como não estava ninguém no edifício, não houve vítimas.

O aeroporto de Los Angeles foi parcialmente evacuado também esta madrugada - mas tratou-se apenas de um susto. A polícia recebeu a informação de que havia um atirador à solta, mas, ao fim de duas horas, percebeu-se que tinha sido apenas um falso alarme.

No Iémen, esta manhã, um ataque suicida provocou pelo menos 40 mortos. Um carro explodiu num campo de treino militar, junto a um grupo de recrutas.

O Sporting derrotou o FC Porto, no primeiro clássico da época, por 2-1. O Rui Miguel Tovar viu o jogo e, no final, escreveu uma crónica a atribuir medalhas olímpicas (o que é que querem, Phelps, Biles e Bolt não lhe saem da cabeça...): Bruno César recebe o ouro, Rúben Semedo a prata e Gelson o bronze. O árbitro, Tiago Martins, receberia o diploma olímpico.


Informação relevante
Sol na eira de Costa e chuva no nabal de Passos? Um é acusado de ser "irritantemente optimista"; o outro, de ser um mensageiro da desgraça. Mas, afinal, quem tem razão: António Costa, que acha que tudo vai correr bem, ou Passos Coelho, que acha que isto só pode correr mal? A Rita Dinis falou com vários economistas e ficou com uma expressão: é caso para um"pessimismo moderado".

A política portuguesa começa a aquecer os motores antes da negociação do Orçamento. Há muitas declarações, muito quentes, de todos os lados:

Hoje é mais um dia importante para António Guterres: esta segunda-feira vai acontecer a terceira votação para secretário-geral da ONU. Até agora, o ex-primeiro-ministro português tem sido o mais bem colocado.

Já há 539 pessoas a pedirem para serem bloqueadas dos sites de jogo online. A notícia é do Jornal de Notícias (sem link disponível).

Mais de metade dos alemães não querem que Angela Merkel se recandidate em 2017. Esta sondagem - aliada à crise dos refugiados e aos problemas no governo - levam a chanceler a hesitar sobre o que fazer. Se decidir ficar em casa, Merkel, já tem um possível sucessor: Jes Spahn é ministro-adjunto das Finanças, conservador, homossexual assumido e opositor declarado do uso da burka e do niqab na Alemanha. Diz-se que Merkel o considera ligeiramente impertinente.

É agora ou nunca (e o mais provável é ser nunca). Dilma Rousseff vai hoje defender-se no julgamento do impeachment. A Presidente suspensa discursa no senado a partir das 13h - e depois responderá às perguntas dos senadores (ou não: pode optar pelo silêncio). Aqui no Observador, vamos seguir o julgamento ao minuto.
 
Os nossos Especiais para ler no verão
A confiança ou, mais importante ainda, a falta dela é fundamental para o sucesso profissional. Como explica a Ana Cristina Marques, ser bom no que se faz pode não ser suficiente para alcançar o topo. Os psicólogos explicam como se perde e como se ganha a autoconfiança.
Se ainda tem dúvidas sobre a importância da confiança, basta olhar para Eder. Numa pré-publicação do livro onde explica como se tornou campeão europeu, o futebolista conta vários detalhes da sua vida e de como conseguiu superar as suas fraquezas e inseguranças com a ajuda da especialista em coachingSusana Torres. 


Notícias surpreendentes

Beyoncé ganhou oito-prémios-oito esta madrugada nos MTV Video Music Awards. E Rihanna foi distinguida com o prémio Vanguarda pela sua influência na cultura musical. Foi uma cerimónia cheia de dramatismo, com ausências e atuações de última hora.
Mas vamos ao que realmente interessa: quem é que estava mais bem vestido? Mais importante ainda: quem é que estava mais mal vestido? A Sílvia Silva mostra tudo isso aqui.

O calendário Pirelli de 2017 vai seguir a tendência de escolher mulheres mais próximas do real e mais distantes das supermodelos. As idades das fotografadas vão dos 27 aos 71 - e não vamos ver lá Sara Sampaio. Uma das escolhidas é Anastasia Ignatova, professora de teoria política na Universidade de Moscovo. De qualquer forma, também há mulheres conhecidas, como Uma Thurman, Julianne Moore, Penélope Cruz ou Helen Mirren.

Sobre Sara Sampaio: a modelo portuguesa escreveu um longo post no Facebook a criticar o paparazzo que afotografou quando fazia topless no barco do namorado. "Como se sentiriam se acordassem um dia de manhã e descobrissem fotografias da vossa filha de 25 anos em topless espalhadas pela internet?"

Ana Salazar tem 75 anos e está a começar de novo, depois de a sua empresa ter ido á falência. Numa entrevista de vida, contou à Catarina Moura como tudo começou: "Lembro-me de, com quatro ou cinco anos, a minha avó, que era modista de alta-costura, me fazer um vestido de fada para um concurso de fantasias no Casino do Estoril. As pessoas ficaram doidas: quis uma varinha que, quando tocasse nalguma coisa, desse luz. Lá se conseguiu com uma pilha."

Toda a gente conhece as vantagens de um drone: chega onde nós não conseguimos chegar. E permite tirar fotografias deslumbrantes: um concurso do site SkyPixel premiouimagens em 360º absolutamente improváveis.

São duas fotografias desarmantes. Uma é de um cão que se recusou a abandonar o caixão do dono, uma das vítimas do sismo que abalou o centro de Itália. A outra é de um casal que, depois de 62 anos de casamento, teve que se separar para irem para lares diferentes por problemas burocráticos - é uma das fotos mais tristes e românticas dos últimos tempos.

E assim começa uma nova semana, com um dia cheio de notícias. Aqui, no Observador, vamos estar muito atentos ao que se passa em Brasília (com o julgamento de Dilma) e em Nova Iorque (com a votação para secretário-geral da ONU).
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário