quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Bagdade retira de Portugal o embaixador iraquiano

Resultado de imagem para Bagdade retira de Portugal o embaixador iraquiano
O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que com a chamada de volta a Bagdade do embaixador iraquiano, deixa de ser necessário declara-lo como persona non-grata.
Ainda ontem o Ministério dos Negócios Estrangeiros tinha insistido na necessidade do levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador do Iraque, acusados de agressão de um jovem em Ponte de Sor no verão passado.
Num comunicado emitido na quarta-feira, o Ministério confirmava que recebeu da Procuradoria-Geral da República elementos adicionais sobre o processo que foram pedidos em 06 de janeiro.
Dados que "confirmam e reforçam a necessidade de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do Embaixador do Iraque [...] para que este processo possa prosseguir em Portugal", afirmava o Ministério no comunicado.
Ainda segundo a nota, os elementos adicionais iriam permitir às autoridades iraquianas "responder final e inequivocamente ao pedido de levantamento da imunidade diplomática apresentado pelas autoridades portuguesas".
Em 17 de agosto de 2016, em Ponte de Sor, os dois jovens, gémeos, filhos do embaixador do Iraque em Portugal, terão espancado outro jovem, Rúben Cavaco, que sofreu múltiplas fraturas e que chegou a estar em coma induzido.
Até agora, a embaixada do Iraque ainda não respondeu ao pedido de levantamento da imunidade diplomática dos jovens, para que possam ser ouvidos em tribunal sobre o caso.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário